Navegar

11/12/2019

Confira as medalhistas do 1° Torneio Meninas na Matemática

A lista de medalhistas da 1ª edição do Torneio Meninas na Matemática (TM²) foi divulgada nesta quarta-feira (11) no site do TM². A competição contou com a participação de 171 alunas convidadas, escolhidas com base no desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), edição 2018, e indicação por mérito acadêmico. O evento é promovido pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).

Conquistaram medalha de ouro Fabricia Cardoso Marques, de Fortaleza (CE) e Larissa Lemos Afonso, de Hidrolândia (GO), no Nível 2 (8º e 9º anos), e Maria Clara de Lacerda Werneck, do Rio de Janeiro (RJ), no Nível 3 (Ensino Médio). Nove meninas ganharam prata e doze levaram medalhas de bronze. Veja ao fim da matéria a lista de medalhistas.

Leia também: Vaga para cargo de analista administrativo no IMPA
Desvendando materiais via aprendizado de máquinas
400 anos em busca da melhor maneira de empacotar laranjas

Todas serão convidadas a participar da 23ª Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Matemática, de 26 de janeiro a 1° de fevereiro de 2020, em Natal (RN). Além das medalhas, foram distribuídas 37 menções honrosas. Todas premiadas vão poder emitir o certificado no site do TM², em data a ser definida. 

O Torneio Meninas na Matemática é destinado a alunas dos ensinos Fundamental (a partir do 8° ano) e Médio das escolas públicas e privadas de todo o país. É uma iniciativa do IMPA com o objetivo de incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática, e desenvolver um ambiente estimulante para que as alunas se interessem pela disciplina. 

A competição serviu como primeiro teste de seleção para o grupo que vai representar o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), competição anual exclusiva para meninas e que inspirou o IMPA a criar o torneio nacional. A EGMO de 2020 será em Egmond, na Holanda, e a edição de 2021 acontecerá em Kutaisi, na Georgia. 

As provas do TM² foram realizadas pelo IMPA em 17 de outubro, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. O torneio foi promovido com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). 

Consulte a lista de estudantes premiadas:

Leia também: Conferência encerra semestre de geometria simplética
SBMAC premia artigo sobre problemas complexos