Navegar

09/12/2019

Conferência encerra semestre de geometria simplética

Professor Ioan Marcut se apresentou nesta segunda-feira (9)

“Estou conhecendo o rosto de pesquisadores que são muito importantes para área. Dando forma aos nomes de acadêmicos que li tanto para a tese quanto para a dissertação.” É com entusiasmo que a doutoranda do IMPA Clarice de Souza fala sobre as atividades do semestre temático em geometria simplética, que termina nesta semana com a Conferência Internacional de Geometria de Poisson. 

Até a próxima sexta-feira (13) pesquisadores brasileiros e de outros países, como Estados Unidos, Colômbia, Alemanha, Espanha, Canadá, Bélgica, Holanda, México, Itália e Portugal, participarão da conferência. O evento vai proporcionar um grande intercâmbio cultural e matemático.

Leia também: SBMAC premia artigo sobre problemas complexos
Pesquisadores do IMPA estudam formação de ‘véu’ em ondas
Como funciona a bitcoin? Veja na coluna de Marcelo Viana

“Os encontros, como um todo, têm sido muito bons. Tivemos dois congressos, vários seminários e muita gente da área passando pelo IMPA. Tanto nos eventos de geometria simplética, quanto agora na conferência internacional, pude passar algum tempo com especialistas que não encontraria normalmente. Então, pude tirar dúvidas, fazer perguntas. Ações que não faria por e-mail. Temos que aproveitar”, comentou Clarice.  

Clarice é doutoranda no IMPA

O professor da USP Cristian Ortiz foi um dos palestrantes do primeiro dia da conferência. “Muitas vezes você quer entender o que se chama ‘espaço de fase na física’ e, para isso, você resolve certas equações. A minha apresentação falou sobre como adaptar técnicas da geometria dos ‘espaços bons’ para os ‘espaços ruins’. É parte de um projeto que nós desenvolvemos há algum tempo com profissionais da área que atuam dentro e fora do país”, conta o pesquisador que se mudou Chile para o Brasil para estudar sistemas dinâmicos no IMPA e, ao longo da carreira, migrou para o campo geométrico. 

O primeiro dia de apresentações chegou ao fim com a palestra do professor mexicano Eduardo Velasco. O pesquisador que trabalha atualmente na Universidade Federal Fluminense já havia passado pelo IMPA como competidor olímpico, mas pôde estar pela primeira vez como palestrante durante a conferência internacional. Além da importância acadêmica do evento, Eduardo disse estar “maravilhado ao poder se apresentar em um cenário como o IMPA, em meio à floresta tropical”. 

A programação completa da Conferência Internacional de Geometria de Poisson pode ser encontrada na página do IMPA e há transmissão online das palestras. 

Leia também: OBMEP divulga premiados entre 18 milhões de participantes
Doutorando do IMPA vence Prêmio Tesouro Nacional 2019