Ciclo Faperj promove palestras com pesquisadores do IMPA
A matemática pode ser desafiadora em muitos aspectos, mas pode ser desmistificada. O “Ciclo de Palestras com Cientistas e Jovens Cientistas do Nosso Estado”, com apresentações transmitidas pelo canal de YouTube do IMPA, às segundas-feiras, quartas e sextas até o fim do ano, comprova a teoria. O objetivo das palestras é proporcionar acesso do público geral aos temas estudados pelos pesquisadores do instituto que são bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
A primeira aula da série foi apresentada pelo pesquisador do IMPA Alejandro Kocsard, nesta segunda-feira (23). Com a temática “As equações das sombras”, o pesquisador explica as diferentes projeções que um único objeto pode gerar.
Leia mais: IMPA participa do Festival REC’n’Play em Recife
Folha: A solução matemática para a perda de contêineres
IMPA abre vaga para cientista de projetos
Na quarta-feira (25) é a vez de Alexei Maylybaev, coordenador do Laboratório de Dinâmica de Fluidos do IMPA, falar sobre Turbulência. “Nosso grupo trabalha com problemas matemáticos de turbulência hidrodinâmica. Esta área é muito importante para aplicações práticas, porque fluxos turbulentos em líquidos e no ar são comuns, e as nossas possibilidades de previsão da sua dinâmica ainda são muito limitadas. As aplicações variam, por exemplo, desde fluxos em tubos até previsão do tempo. No campo da turbulência, muitos problemas permanecem amplamente abertos. Isto se refere a aspectos matemáticos, como uma dos problemas do Millenium que refere as equações de Navier-Stokes, bem como a aspectos físicos – explicando propriedades multiescalares dos fluxos”, explicou Maylybaev.
Os pesquisadores do instituto Aloisio Araujo, André Nachibin, Carlos Gustavo Moreira, Hubert Lacoin, Jorge Vitório, Luiz Velho, Lucas Ambrozio e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, também participarão do ciclo de palestras.
Para Lucas Ambrozio foi desafiador, mas também “muito interessante” apresentar seu projeto de pesquisa de forma acessível aos estudantes do Ensino Médio. “Fiz um vídeo sobre um probleminha curioso dos pares de pontos no círculo. Tive que pensar para entender um caso particular e simplificado de um dos meus problemas de pesquisa. Espero ter conseguido fazer um vídeo acessível e intrigante para este público especial, o dos nossos futuros cientistas do estado do Rio!”.
O pesquisador também destacou o investimento da Faperj em seus projetos de pesquisa. “O apoio da FAPERJ tem sido muito importante para meus projetos de pesquisa, seja por ter me possibilitado a compra de livros e equipamentos, a contratação de um pós-doutorado e o financiamento da visita de palestrantes para falarem de suas descobertas.”
Confira a programação até novembro:
25/10 – Turbulência, com Alexei Maylybaev
27/10 – Reforma Tributária: sucessos e novas perspectivas, com Aloisio Araujo
30/10 – A Matemática e Física da Bola de Futebol, com André Nachbin
1/11 – Alguns problemas olímpicos bacanas, com Carlos Gustavo Moreira
3/11 – Discussão sobre o paradoxo do aniversário, com Hubert Lacoin
6/11 – Números triangulares, com Jorge Vitório Pereira
10/11 – Computação Visual e Aplicações, com Luiz Velho
13/11 – Poincaré, Mittag-Leffler e o rei Oscar II: Na origem dos métodos novos da mecânica celeste, com Marcelo Viana
14/11 – Matemática no mecanismo do Google PageRank, com Mikhail Verbitskiy
16/11 – Grafos Expansores, com Mikhail Belolipetskiy
Leia também: OBMEP: Alunos do PIC visitam universidades federais
IMPA está com vagas para pesquisador e pós-doutor