Navegar

28/07/2023

CBM abre espaço para as olimpíadas matemáticas

“O mundo das olímpiadas mostra a real beleza da matemática. Por isso, é tão importante apresentarmos esse espaço para pessoas que muitas vezes não tiveram tanto contato”, contou o doutorando do IMPA Rafael Filipe dos Santos. Ele foi um dos palestrantes do Espaço Olímpico, durante o 34º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM). A programação da sessão contou com quatro aulas, entre quinta (27) e sexta-feira (28), e teve como objetivo promover o interesse dos participantes no universo das competições olímpicas. 

Leia mais: Matemática na Covid-19 foi tema da palestra de divulgação
Claudia Polini dedica palestra ao matemático Wolmer Vasconcelos
CBM debate carreira e saúde mental no mundo acadêmico

Bronze na IMO (Olimpíada Internacional de Matemática), em 2015, e medalhista da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), Rafael ressalta que foram as competições que o fizeram se apaixonar pela matemática. “Comecei a me interessar pela matemática por conta das olimpíadas. Já tinha gosto, mas com as olimpíadas fiquei fascinado por esse mundo. Passei a me interessar, estudar mais, além de ver assuntos que eu não via em sala de aula”, disse o doutorando que apresentou a temática de Equações Funcionais, tema recorrente nas provas. 

Luíze D’urso também é doutoranda no IMPA e participou da programação do espaço, nesta sexta-feira. Com sete medalhas da OBMEP no currículo, ela conta que é muito prazeroso estar no Colóquio para ensinar um pouco sobre temas olímpicos. Na aula, ela apresentou a o assunto “Geometria Projetiva: como mandar seus problemas para o infinito”.

“Sempre participei de olimpíadas e fez muita diferença na minha vida. Essa junção do Espaço Olímpico no Colóquio é muito legal, pois além de aprender, também posso ensinar um pouco para os mais jovens.”

Ela conta que participou de edições antigas do Colóquio. “Ainda me sinto aluna em alguns aspectos, mas é gratificante poder participar do evento dando aula. Ver a reação dos alunos, conversar e perceber como eles ficaram inspirados e gostaram de um determinado assunto”.

O espaço foi coordenado pelos professores Samuel Barbosa Feitosa (UFBA) e Ana Paula Chaves (UFG), membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática). Na quinta-feira (27), a sessão contou duas aulas: “Fatoração em primos: resultados e problemas da olimpíada”, com Régis Prado, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa; e “Tabuleiros em Combinatória” apresentada por Maria Clara Werneck, estudante da PUC-Rio e medalhista da EGMO (European Girls’ Mathematical Olympiad) e da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática).

Leia também: Palestras com Sarig e Fernandes marcam 4º dia do CBM
Nova diretoria da SBM é apresentada no 34º CBM