Nova diretoria da SBM é apresentada no 34º CBM
A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), eleita para o biênio 2023-2025, foi apresentada nesta quarta-feira (26) no 34º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM). Jaqueline Godoy Mesquita, da Universidade de Brasília (UnB), assume a presidência e Daniel Pellegrino, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a vice-presidência.
“Não tomo posse apenas como Jaqueline Godoy Mesquita, mas trago comigo todas as mulheres e meninas deste país que um dia pensaram em estudar matemática e que sonham chegar até aqui. Quero mostrar a todas essas mulheres e meninas que elas também podem chegar até aqui, assim como eu”, afirmou a nova presidente.
Jaqueline, que ocupava a vice-presidência na gestão anterior, é a terceira mulher a assumir a presidência da SBM. No discurso, ela destacou ainda que vai ser a presidente mais jovem da história da instituição, com 37 anos, e a primeira da região Norte. Nascida em Boa Vista (RR), Jaqueline é graduada em matemática pela UnB com mestrado e doutorado pela USP. Em 2019, ela foi a vencedora na categoria de Matemática do prêmio Para Mulheres na Ciência, concedido pela L’Oreal-Unesco-ABC.
Ela vai substituir Paolo Piccione, da Universidade de São Paulo (USP), que desde 2017 estava à frente da instituição. Piccione fez uma apresentação das realizações da gestão nos últimos dois anos e agradeceu a diretoria e a equipe da SBM.
Anfitrião do evento, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, fez o discurso de abertura e destacou que a cerimônia da SBM é tradicionalmente o ponto alto do Colóquio. Viana agradeceu Piccione pela dedicação à frente da SBM e parabenizou a nova presidente. “Conheço a Jaqueline, sua energia e capacidade de realização. Faço votos de muito sucesso”.
A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e vice-presidente da América Latina e Caribe da TWAS (Academia Mundial de Ciências), Helena Nader, não pôde comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem em vídeo. “Ter a Jaqueline, uma jovem, à frente da Sociedade Brasileira de Matemática nos dá a garantia da continuidade do excelente trabalho que vocês vêm realizando e também aponta para o futuro. Apostar nas lideranças jovens para conseguir aquilo que o país precisa: mais investimentos na educação e na ciência”.
Representando a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o professor emérito da UFRJ Luiz Bevilacqua defendeu um intercâmbio maior entre as universidades brasileiras. “Nossas visitas têm sido mais orientadas para o exterior do que para as nossas universidades. A minha sugestão é para que a nova diretoria da SBM incentive ainda mais a troca de estudantes e professores dentro do país”.
Associados honorários e Prêmios SBM de Matemática e Elon Lages Lima
Um momento de emoção da cerimônia foi a homenagem aos matemáticos João Lucas Marques Barbosa e Maria Eulália Vares com a concessão do título de associados honorários da SBM. “São pessoas admiráveis que tenho o privilégio de ser amigo deles”, disse Piccione na entrega das placas.
Outro momento de destaque foi o anúncio do vencedor do Prêmio SBM de Matemática 2023. Damião Araújo (UFPB) foi agraciado pelo trabalho “Infinity-Laplacian equations with singular absorptions”. A distinção premia o melhor artigo original de pesquisa na área, publicado recentemente por um jovem pesquisador residente no Brasil.
A cerimônia marcou ainda a entrega do Prêmio Elon Lages Lima para os autores da obra “Combinatória”. Os pesquisadores Fábio Botler (UFRJ), Taísa Martins (UFF) e Guilherme Oliveira Mota (USP) receberam o prêmio. O livro foi escrito também por Robert Morris (IMPA), Walner Mendonça (Doutor pelo IMPA) e Maurício Collares (TU Graz – Áustria). Publicado em 2021 pela editora do IMPA, a obra foi utilizada em um curso no 33º Colóquio Brasileiro de Matemática.
Confira a nova diretoria da SBM:
Presidente: Jaqueline Godoy Mesquita (UnB)
Vice-presidente: Daniel Pellegrino (UFPB)
Diretora: Maria Aparecida Soares Ruas (USP)
Diretor: Paolo Piccione (USP)
Diretor: Roberto Imbuzeiro (IMPA)
Diretora: Valéria Cavalcanti (UEM)
Conselho Diretor (4 vagas):
Carlile Campos Lavor (UNICAMP)
Fernando Manfio (USP)
Gabriela del Valle Planas (UNICAMP)
Jorge Herbert Soares de Lira (UFC)
Conselho Fiscal (3 vagas):
João Marcos Bezerra do Ó (UFPB)
João Xavier da Cruz Neto (UFPI)
Marcio Gomes Soares (UFMG)
Secretarias Regionais (1 vaga por região):
Região NO: João Rodrigues dos Santos Júnior (UFPA)
Região NE: Damião J. Araújo (UFPB)
Região MG + CO: Aline Pinto (UNB)
Região RJ + ES: Juliana Fernandes da Silva Pimentel (UFRJ)
Região SP: José Nazareno Vieira Gomes (UFSCar)
Região SU: Carmen Vieira Matias (UFSM)