Navegar

1 de novembro de 2019, 16:49h

Brasil sedia a 9ª OMCPLP a partir de domingo (3)

A 9ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP) começa neste domingo (3), em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro. Até o dia 8, jovens de 5 países (Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique) vão participar da competição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Os participantes têm até 18 anos e foram selecionados pelo seu talento matemático para representar seus países. O time do Brasil é formado pelos estudantes: Davi Gabriel Bandeira Coutinho, de Fortaleza (CE), Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro (RJ), Caio Hermano Maia de Oliveira, de Fortaleza (CE), e Pedro de Oliveira Lengruber Lack, de Nova Friburgo (RJ). Todos foram premiados, no nível 2, da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Leia também: Na Folha, Viana aborda paradoxos da probabilidade
Pós-doutorando pesquisa natureza fractal da música
OBM divulga lista de convidados para a 41ª edição

A equipe brasileira será liderada pelos professores Fabio Brochero Martínez, de Belo Horizonte (MG), e Rafael Kazuhiro Miyazaki, de São Paulo (SP). Os participantes farão as provas nos dias 5 e 6 de novembro.

Realizada desde 2011, a OMCPLP tem o objetivo de fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, detectar jovens talentos e incentivar a troca de experiências.

Brasil na OMCPLP

O Brasil participou de todas as edições da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, conquistando um total de 32 medalhas. Esta é a terceira vez que o país é sede da competição. As outras duas oportunidades foram em 2012, em Salvador (BA), e em 2016, em Fortaleza (CE). 

Leia também: Viana detalha avanços da Matemática brasileira no ICMC
Campo Elias defende tese em equilíbrio geral