Navegar

15/07/2019

Artur Avila faz palestra no ‘Meeting Brazil-France’

Cerca de 160 matemáticos assistiram à palestra do pesquisador Artur Avila (IMPA/Universität Zürich) sobre “Renormalization of one-frequency cocycles with values on compact Lie groups”, nesta segunda-feira (15), no auditório Ricardo Mañé. 

Medalha Fields 2014 e pesquisador extraordinário do IMPA, Avila abordou aspectos do trabalho desenvolvido em parceria com o matemático francês Raphaël Krikorian.

Leia também: Na Folha, os primórdios da informática da Holanda
Milton Jara, o físico chileno que ‘virou’ matemático brasileiro
Evento no IMPA debate participação feminina na Ciência

“Foi muito impressionante. É uma ideia matemática pesada, importante, e ele fez um uso muito original, apresentando discussões recentes, o que demonstra uma atualização sobre o tema”, comentou Jacob Palis, pesquisador emérito do IMPA.

A apresentação integra a programação do “1st Joint Meeting Brazil-France in Mathematics”, que acontece no IMPA até o dia 19, sexta-feira desta semana. O evento reúne pesquisadores dos dois países para debater temas de ponta na Matemática. 

O professor Marcel Vinhas Bertolini, da Universidade Federal do Pará (UFPA), veio ao Rio para participar do encontro.

“Avila trabalha com um tema que eu conheci de leve na pós-graduação. Consigo entender superficialmente do que ele está falando, mas não os detalhes. De toda forma, é muito bom estar aqui justamente para saber que tipos de pesquisa estão sendo desenvolvidas na área. Vindo de alguém tão bem posicionado, é superimportante”, disse Bertolini.

Leia também: Meeting Brazil-France renova parceria entre os dois países
Rafael Ponte defende tese na área de Geometria Diferencial