Navegar

27/09/2022

Alunos da Unesp visitam o IMPA nesta terça-feira (27)

Mais de quarenta alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) visitaram na tarde desta terça-feira (27) as instalações do IMPA.

Os estudantes do curso de matemática, que têm entre 18 e 22 anos, tiveram a oportunidade de entender como funciona o Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) e como a matemática é direcionada para a resolução de problemas concretos de empresas e também da sociedade. 

Os alunos foram acompanhados pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, que destacou como as ciências matemáticas contribuem para a produção de riquezas em países europeus. O setor é responsável por “18% do PIB da França e quase 20% na Holanda”, disse o diretor da instituição aos alunos ao explicar a importância das ciências matemáticas. Também participou da visita o pesquisador Roberto Imbuzeiro.

A professora Rúbia Barcelos Schio, 43, professora do departamento de matemática da universidade, contou que a visita começou a ser pensada há cinco anos. Ela contou que já havia visitado o IMPA em 1998 e tinha o desejo de retornar com os estudantes.

“Queria trazer meus alunos. Penso que lá [na Unesp] temos áreas de referência, mas o IMPA para quem deseja [matemática] pura e aplicada  é a referência das referências, então acho bom que eles tenham a chance de ver que isso é palpável”.

Leia mais: ‘Independências’: matemática na arte de Portinari
Prêmio IMPA de Jornalismo está com inscrições abertas
Festival mostra que matemática pode ser divertida e inovadora

Moises de Oliveira, 21, aluno do quarto período da Unesp, contou que foi a primeira vez dele no IMPA. O estudante, que costuma acompanhar os conteúdos da instituição através do youtube, demonstrou entusiasmo com a visita.

“Nunca tive a oportunidade de vir aqui e foi muito emocionante ver as salas que eu via pelo youtube. Estou bem feliz de estar aqui, de conhecer pessoas que admiro e poder trocar com eles. É algo muito gratificante”.

A estudante Mariana da Costa, 21, do oitavo período, disse que ficou surpresa com a estrutura do instituto.

“Achei tudo muito interessante. Me surpreendi com tudo. Não conhecia o Centro Pi. É uma experiência que nos permite pensar em novos caminhos que podemos seguir”.

Os alunos viajaram de ônibus por 11 horas até o Rio de Janeiro e ainda vão aproveitar a estadia na capital fluminense para conhecer os pontos turísticos da cidade.

Leia também: IMPA abre inscrições para Pós-Doutorado de Verão – 2023