Navegar

04/05/2023

GADEPs: equações diferenciais são tema de evento na China

O segundo seminário de Geometria, Aritmética e Equações Diferenciais dos Períodos (GADEPs) acontece entre os dias 7 e 13 de maio, na Yanqi Lake Beijing Institute of Mathematical Sciences and Applications (BIMSA), na cidade de Sanya, na China. Com transmissão online e gratuita, o evento conta com o pesquisador do IMPA Hossein Movasati como um dos organizadores.

A primeira edição da conferência aconteceu em setembro de 2022, no IMPA, em formato híbrido. O encontro reuniu pesquisadores em torno das equações diferenciais, com enfoque no décimo sexto problema de Hilbert.

Leia mais: Folha: Viana explora referências matemáticas na literatura
Abertas as inscrições para 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP
‘OBMEP é minha olimpíada preferida’, diz multimedalhista

Para esta edição, Movasati explica que o encontrou tem como tema as “variedades Calabi-Yau com aplicações para calcular invariantes de Gromov-Witten.”

“Na teoria das cordas, as variedades de Calabi-Yau são utilizadas por físicos como dimensões escondidas da natureza. Esta teoria tem produzido muitas afirmações matemáticas extraordinárias, cuja formulação e demonstração rigorosa precisa de mais esforço dos matemáticos! A conferência foca no estudo de invariantes de Gromov-Witten de gênero superior. Esse é um dos problemas centrais da geometria algébrica enumerativa e geometria simplética”, explicou o pesquisador.

Para o pesquisador, o encontro cumpre ainda o papel de reunir a comunidade acadêmica para debater as novidades e avanços da área. “O maior sucesso da conferência será juntar presencialmente muitos especialistas da área depois da pandemia.”

Apesar do encontro estar sendo realizado na China, é possível assistir a programação através da plataforma Zoom. Os participantes devem utilizar o número da reunião e senha informadas no link para acessar as palestras. Não há necessidade de inscrição prévia.

A programação completa do encontro está disponível em inglês neste link.

Ainda este ano, o IMPA realiza a terceira edição do evento, entre 21 e 25 de agosto. Confira mais informações sobre o encontro e como participar neste link.

Leia também: No IMPA, é descoberto maior avanço no Teorema de Ramsey
Folha: a relação entre a matemática e a emoção