Navegar

25/10/2018

1ª OBMEP para 4º e 5º anos reunirá 1,5 milhão de alunos

Logotipo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2018 Nível A

Um milhão e meio de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de 20 mil escolas públicas de todo o Brasil terão hoje um desafio inédito: a prova da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (OBMEP Nível A 2018).

Proposta pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), que já promove a competição desde 2005 para alunos do 6º ano ao Ensino Médio, a 1ª OBMEP Nível A tem apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Leia também: ‘Winnie Cooper’ cresceu e virou matemática
IMPA ajuda médicos a calcular risco de morte em cirurgia
Física mostra como a água é ‘fascinantemente maluca’

Para participar da olimpíada, cerca de 1.500 secretarias de Educação e representantes de escolas federais se inscreveram gratuitamente, entre 11 de setembro a 10 de outubro.

Com 20 questões objetivas, a prova foi elaborada pelo IMPA e será aplicada nas escolas inscritas. O estudante terá 1 hora e 30 minutos para resolvê-la.

O modelo de organização – em que o IMPA responde pela parte acadêmica, e as secretarias pela logística de aplicação e correção de provas e por eventuais premiações – foi testado com sucesso em agosto, pelo município de Nova Iguaçu (RJ).

O conteúdo das provas segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º anos do Fundamental. As questões privilegiam o raciocínio lógico e a criatividade. A OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e promover inclusão social.

Leia sobre o IMPA: Corpo científico do IMPA é babel de 14 nacionalidades
Quando foi criado, em 1952, IMPA nem sequer tinha sede
IMPA completa 66 anos de existência e de sucesso