Navegar

14/10/2024

Evento da USP discute avanços em deep learning

 

O evento ‘Understanding Deep Learning 2024’ começou nesta segunda-feira (14) e vai até sexta-feira (18), no campus de São Carlos (SP) da USP (Universidade do Estado de São Paulo). Em sua 2ª edição, o workshop discute os avanços e principais pesquisas em deep learning, área da inteligência artificial que permite resolução de problemas de grande complexidade. As inscrições estão abertas no site da iniciativa e a transmissão do evento ocorre pelos canais Data e ICMC TV, no YouTube.

O evento foi organizado pelo grupo de extensão Data, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. Ao todo, 12 palestras fazem parte da programação, que está aberta a estudantes de graduação, pós, além de pesquisadores e demais interessados na área. Assuntos como LLMs Multilíngues, Representação de Imagem em Multirresolução usando Redes Neurais, entre outros, serão discutidos.

O doutorando do IMPA Hallison Paz é um dos participantes do evento. Com passagem pela Meta (dona do Facebook), Paz é especializado em computação visual, gráfica e processamento de imagens. Em entrevista ao IMPA, ele compartilhou parte da sua trajetória e a oportunidade junto ao grupo Meta. 

Leia mais: INCTMat divulga lista de eventos escolhidos para apoio financeiro
‘Interdisciplinaridade é importante’, diz João Pereira
Folha: ‘A matemática das eleições de vereadores’

Nesta terça-feira (15), Paz vai ministrar a palestra ‘Representação de imagens em multirresolução’, com base em sua tese de doutorado. O engenheiro de computação tratará do funcionamento de uma arquitetura de redes neurais desenvolvida por ele, a MR-Net, com foco nas aplicações de representação de imagens em múltiplas resoluções. O trabalho é fruto da pesquisa contínua do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) sobre mídias neurais. 

Para Paz, o evento da USP é uma “excelente oportunidade para compartilhar a trajetória desse projeto, discutir ideias com outros especialistas e explorar novos caminhos de pesquisa.”

A lista de palestrantes conta com pesquisadores de importantes instituições do mundo, como Jeremy Bernstein e Hannes Stärk do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Petar Veličković, da Universidade de Cambridge e Mathilde Papillon da Universidade da Califórnia. A programação completa está disponível no site do evento.

O evento pode ser acompanhado online pelos canais Data e ICMC TV, no YouTube. Serão oferecidos certificados para aqueles que se inscreverem previamente e participarem de pelo menos 50% das palestras online. Clique aqui para se inscrever. 

Leia também: Da física para matemática, Ana defende tese de doutorado
Nobel de Física premia trabalhos em inteligência artificial