Navegar

Primeiro Módulo de 2017

Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

IMPA, Rio de Janeiro, Primeiro módulo: 23 a 27 de janeiro de 2017.

    1. Preliminares

      Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Ultimamente, este programa tem recebido apoio para sua realização da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

      Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.

      A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou da primeira fase do programa, realizada no período 1990-1993, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:

      • Análise Combinatória
      • Medida e Forma em Geometria
      • Logaritmos
      • Trigonometria e Números Complexos
      • Coordenadas no Plano
      • Coordenadas no Espaço
      • Introdução à Geometria Espacial
      • Progressões e Matemática Financeira
      • Construções Geométricas

      Em outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – vol. 1, vol. 2 e vol. 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.

 

    1. Detalhamento do programa
      • Organização do Curso

        O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho.

      • Desenvolvimento do treinamento

        O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.

 

    1. Local de realização

      Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da RNP. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente.

      Atualmente, as instituições participantes são as seguintes:

  1. Mato Grosso do Sul
  2. Minas Gerais
  3. Paraíba
  4. Paraná
  5. Pernambuco
  6. Piauí
  7. Rio de Janeiro
  8. Rio Grande do Norte
  9. Rio Grande do Sul

 

    1. Inscrições:
      Inscrições para o IMPA até 8 de janeiro de 2017.

      Nesta página, somente para professores residentes e atuantes no estado do Rio de Janeiro que desejam fazer o curso no IMPA.

      Professores de outros estados deverão consultar os coordenadores nos seus estados de atuação para saber como inscrever-se.

 

  1. Programas Anteriores