Navegar

11 de fevereiro de 2019, 12:43h

IMPA abre chamada pública de bolsas de pesquisa

O IMPA abriu a chamada pública 01/2019 para selecionar quatro bolsistas que atuarão no Programa de Capacitação Institucional (PCI), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O PCI apoia as unidades de pesquisa vinculadas ao MCTIC, por meio de concessão de bolsas. 

O objetivo do programa é elevar o potencial de execução da pesquisa científica, tecnológica e de inovação e viabilizar projetos de relevância socioeconômica para o país.

Leia também: Inscrições para a OBMEP 2019 começam nesta terça-feira (5)
Indicações ao Prêmio SBM se encerram em 28 de fevereiro
Preso do interior de SP ganha medalha de ouro na OBMEP

No IMPA, os selecionados receberão bolsa no valor de R$ 4.160,00 para executar projetos de pesquisa em três áreas de atuação: Computação Gráfica (Laboratório Visgraf – Fronteiras da Mídia); EDP’s e Controle Estocástico (Decisões Estratégicas em Ambientes de Incerteza); e Sistemas Dinâmicos e áreas correlatas. Informações sobre cada tema e perfil dos bolsistas podem ser consultadas no Anexo 1.  

Para se candidatar à bolsa na modalidade PCI, na categoria Desenvolvimento, nível B, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro residente, em situação regular no país; ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite de submissão da candidatura; e ter perfil e experiência adequados à categoria/nível de bolsa em questão, conforme anexo I da RN 026/2018. Será aceita uma única inscrição por proponente para cada um dos projetos listados no Anexo 1.

Matriculados em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) são inelegíveis, assim como aposentados pelo IMPA ou pessoas que já tiveram vínculo empregatício direto ou indireto com a instituição. 

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário disponível aqui e enviá-lo, com o Currículo Lattes atualizado, para o e-mail pci@impa.br até 17/02/2019, 23h59, horário de Brasília. Não serão aceitas submissões enviadas fora do prazo.

As candidaturas serão analisadas com base em três critérios: experiência prévia do candidato em projetos científicos, tecnológicos e ou de inovação na área de pesquisa selecionada; adequação do perfil do candidato ao projeto a ser apoiado; alinhamento do histórico acadêmico e profissional do candidato às competências e atividades exigidas à execução do projeto.

O resultado da avaliação será divulgado no site do IMPA, na área reservada ao PCI.

Informações adicionais podem ser obtidas, em dias úteis, das 8h às 17h, pelo endereço eletrônico pci@impa.br

Leia também: Jacob Palis conquista o Spirit of Abdus Salam Award 2019
Mulher semilendária, Hipátia foi a primeira matemática
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada