Navegar

29 de agosto de 2018, 16:22h

Brasil conquista quatro medalhas na Cone Sul

A equipe brasileira conquistou quatro medalhas na 29ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, realizada em Maceió e Barra de São Miguel (Alagoas).

Pedro Gomes Cabral (CE) foi o brasileiro melhor classificado no torneio ao conquistar a medalha de ouro. Enzo Pontes Saraiva de Moraes (CE) e Gabriel Ribeiro Paiva (CE) ganharam prata e Pablo Andrade Carvalho Barros (PI) ficou com o bronze.

Leia também: Sete ouros na OBMEP, Luize criou o Matemática para Garotas
Nicolas Bourbaki, o matemático que não existiu
Nova Iguaçu realiza Olimpíada de Matemática

A equipe liderada pelos professores Franklin Dourado Carah (CE) e Rafael Filipe dos Santos (RJ) ficou em 2º lugar no ranking geral, igualando a colocação no torneio do ano passado.

Participaram desta edição, 31 estudantes de oito países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai).

Histórico

Realizada desde 1988, a competição tem como objetivo propiciar aos jovens a oportunidade de demonstrar suas habilidades em Matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais no Ensino Médio. O Brasil participa do torneio desde a primeira edição e contabiliza agora 27 ouros, 49 pratas e 33 bronzes.

Leia também: Plinio Murillo recebe Prêmio Gutierrez de melhor tese
O que matemático estuda?, quis saber Julia Jaccoud no ICM 2018
Projeto A Menina que Calculava é finalista do Prêmio VEJA-se