Navegar

Números Primos: mistérios e recordes

Números Primos: mistérios e recordes
Autor(es) : Paulo Ribenboim
Páginas : 280
Publicação : IMPA, 2001
ISBN: 978-85-244-0168-8
1ª edição

Neste livro a Teoria dos Números Primos é vista sob um ângulo original e moderno, influenciado pela Computação. Todos os aspectos importantes são abordados, inclusive as aplicações à primaridade, fatoração e criptografia. O leitor conhecerá os grandes mistérios que subsistem como um desafio à sagacidade dos matemáticos e encontrará também os recordes atualizados, frutos de cálculos laboriosos e admiráveis, que refletem o aspecto experimental do tema.

Nota: Após  sofrer extensa revisão, este livro foi reescrito e publicado nesta mesma coleção sob o título “Números Primos – Velhos Mistérios e Novos Recordes“.

SOBRE O AUTOR

Paulo Ribenboim

Nasceu em Recife em 1928. Foi discípulo de Antonio Monteiro no Brasil, Jean Dieudonné na França, Wolfgang Krull na Alemanha e pesquisador do IMPA de 1956 a 1959. Teve uma carreira internacional, principalmente nos Estados Unidos, na França e no Canadá, onde ensinou na Queen’s University. É autor de mais de 200 artigos de pesquisa e exposição bem como de numerosos livros, entre os quais: “13 Lectures on Fermat’s Last Theorem”, “Fermat’s Last Theorem for Amateurs”, “The New Book of Prime Number Records”, “My Numbers, My Friends”, “Classical Theory of Algebraic Numbers”, “The Theory of Classical Valuatives”. Detentor do Prêmio Pólya em exposição matemática, Doutor Honoris Causa da Universidade de Caen e Membro da Academy of Sciences of The Royal Society of Canada.

Voltar ao catálogo