Navegar

24/07/2018

Série do JN é Hors-Concours do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo

A série sobre Matemática exibida em novembro pelo “Jornal Nacional” (TV Globo) receberá a premiação Hors-Concours da edição inaugural do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo. A solenidade de entrega do prêmio acontecerá em 9 de agosto, durante o encerramento do Congresso Internacional dos Matemáticos (ICM, na sigla em inglês).

Leia também: IMPA abre concurso para contratar pesquisador
O que a Matemática tem a ver com a biologia do cérebro?
Olimpíada de Matemática promove justiça social

O Prêmio Hors-Concours é oferecido pelo IMPA e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em reconhecimento a jornalistas ou órgãos de comunicação que tenham contribuído excepcionalmente na divulgação da Matemática, Ciência e Tecnologia. Os vencedores receberão R$ 10 mil e um troféu.

Exibida em quatro capítulos de 6min30, a série “Assustadora, ela está nas coisas mais simples da vida: a Matemática” foi produzida ao longo de três meses pelo Jornal Nacional, mais prestigioso telejornal brasileiro. As matérias foram exibidas entre 13 e 18 de novembro de 2017. “Reportagem de excelência e com produção esmerada, aborda de forma original e interessante diferentes aspectos da matemática, inserindo-a no contexto do dia a dia. Com belas imagens, texto preciso e histórias curiosas, a série do Jornal Nacional foi exibida em quatro capítulos e teve 29 pontos de audiência”, descreveu o júri.

A equipe da TV Globo vencedora do prêmio foi composta por Pedro Bassan (Reportagem), Lizzie Nassar (Produção), Rogério Lima (Imagens) , edição de Tatiana Neves, Zeca Esperança, Renato Portronieri e arte de Eduardo Seabra.