Navegar

28/11/2017

Primeiro na OBMEP se apoia nas aulas de português para vencer

 

Reprodução do portal G1

Entre milhões de estudantes que participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) o primeiro lugar dos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental é de um aluno de Rio Paranaíba (MG), no Alto Paranaíba.

O adolescente de 12 anos, Mateus Mundstock Mendes de Carvalho, é aluno da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boa Ventura. Em entrevista ao G1, ele contou que apesar de ser campeão em matemática, o que mais o auxiliou para o bom resultado foram as aulas de português.

Leia também: OBMEP 2017 anuncia os vencedores
Gaspari: As trigêmeas Loterio continuam ganhando medalhas
O Globo: Olimpíada de Matemática ameaçada

“É a prova mais difícil que eu já fiz e nunca imaginei que entre milhões eu seria o primeiro colocado. O hábito da leitura me auxiliou muito, além de um conhecimento em matemática e saber redigir bem as questões abertas. O exame é baseado em interpretação de texto e raciocínio lógico. Eu estou muito feliz, me sinto um famoso e estou muito satisfeito comigo mesmo”, comemorou

 

Minas Gerais é o estado com o maior número de medalhas na olimpíada entre as escolas públicas em 2017. A 13ª edição da Obmep contou com 18,2 milhões de inscritos e 53.230 instituições de ensino participantes, abrangendo 99,6% dos municípios brasileiros. Pela primeira vez, escolas particulares participam da prova, com um total de 4.472 de inscritos destas instituições.

Mateus é bimedalhista de ouro na categoria que participa. Estudante do 7º ano é filho de professores universitários e planeja ser cientista. Como foi medalhista também em 2016, o garoto viajou para o Rio de Janeiro para receber a premiação.

“Se não fosse a Obmep eu jamais teria ficado em um hotel cinco estrelas. Foi muito legal ser medalhista, mas ainda nem acredito que este ano fui o primeiro colocado. Eu fiz a prova sem pretensão e agora nesses dias estou dando entrevistas e tirando várias fotos. Estou me divertindo muito”, comemorou.

 

Escola premiada

A vice-diretora da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boa Ventura, Cleonice Boaventura de Souza, disse que o adolescente não obedece ao estereótipo nerd. Além da premiação em ouro, outros dois estudantes da instituição foram premiados com bronze.

“Mateus é um menino alegre, daqueles que conversam na sala de aula. Mas sempre foi um ótimo aluno. Preparamos os estudantes para a olímpiada durante todo o ano letivo, é um trabalho contínuo. Além disso, a presença dos pais dele na escola auxilia muito neste aprendizado”, ressaltou.

Olimpíada de Matemática

A Olimpíada possui duas fases. A prova da primeira delas é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha). Coube a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos); 2 (8º e 9º anos) e 3 (ensino médio). Já na segunda fase, os participantes fizeram uma prova com seis questões dissertativas, expondo os cálculos e raciocínio utilizados.

Medalhas em Minas Gerais

Em 2017, a Obmep distribuiu 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze, além de 38,6 mil menções honrosas no Estado. Os alunos de escolas particulares receberão 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.