Prêmio Elisa Frota chega à 2ª edição
O Prêmio Elisa Frota Pessoa, organizado pelo Museu do Amanhã, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, chega à 2ª edição. A iniciativa vai premiar os melhores artigos científicos escritos por mulheres de instituições de ensino superior do município do Rio de Janeiro. As inscrições para o prêmio estão abertas até 11 de agosto e podem ser feitas neste link.
A premiação homenageia Elisa, uma cientista e física experimental que teve atuação expressiva no campo da ciência e da tecnologia, na cidade do Rio de Janeiro.
Leia mais: ‘OSs são avanço na gestão pública’, diz artigo no Valor
‘Prêmio Mulheres na Ciência’ está com inscrições abertas
OBMEP reúne estudantes em Natal para atividades e desafios
Assim como no ano passado, o concurso vai selecionar e premiar, com até R$ 15 mil, 24 artigos científicos de graduação, mestrado e doutorado em Ciências Sociais aplicadas, Biológicas, Exatas e Humanas com o tema “A ciência e a tecnologia na promoção da igualdade de gênero”.
O objetivo é valorizar a produção científica feita por mulheres, promover o reconhecimento e a divulgação de trabalhos de excelência acadêmica e inspirar jovens pesquisadoras a ingressar na Academia, contribuindo para uma sociedade mais justa e equânime.
Podem participar Pessoas que se identificam com o gênero feminino, que estejam regularmente matriculadas em curso de graduação, mestrado ou doutorado de instituição de ensino superior, ou que tenham concluído o curso há menos de 1 ano (a contar da data de publicação do edital). Consulte aqui o edital.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão de especialistas, selecionada pelo Museu do Amanhã e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. O resultado será divulgado entre 30 de outubro e 19 de novembro.
Aluna do MOI foi uma das vencedoras do prêmio em 2023
Com o artigo “Gênero em STEM: a experiência do projeto meninas olímpicas do IMPA”, a assistente de coordenação do Meninas Olímpicas do IMPA e estudante de mestrado da UFRJ, Juliana Ramos Pereira, foi a segunda colocada na 1ª edição do Prêmio Elisa Frota Pessoa. Na ocasião, o concurso recebeu 93 artigos de estudantes de graduação, mestrado e doutorado em quatro áreas do conhecimento.
Leia também: Medalhista da OBMEP defende tese de doutorado no IMPA
Folha: ‘Os problemas mais antigos da matemática’