Navegar

12/04/2024

Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura Porto Maravalley

Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

O hub Porto Maravalley (Pomar), projeto tecnológico e educacional que inclui o IMPA Tech, foi inaugurado pela Prefeitura do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (11). O espaço, que será patrocinado pelas empresas Shell e Eletrobras, vai reunir startups e grandes empresas de tecnologia no mesmo galpão da faculdade de Matemática.

O evento de inauguração contou com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, o diretor-adjunto do IMPA, Jorge Pereira, o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, o CEO do Maravalley, Daniel Barros, entre outras autoridades da cidade e empresários do ramo da tecnologia.

Leia mais: ‘Não fomos feitos para ficar sentados’, diz Adriana Camargo
EGMO 2024 começa nesta quinta-feira (11) na Geórgia
Na Folha, Viana fala sobre os desafios do ensino superior

De acordo com a Prefeitura, além das duas gigantes do setor de energia, já existem 20 empresas em negociação para se instalarem no local.

No galpão de 10 mil m², na Zona Portuária do Rio, foram construídas cerca de 30 salas e um espaço de coworking, laboratório, auditório, restaurante, café, e uma grande arena para eventos, que faz ligação com o IMPA Tech, programa de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O nome do projeto, Maravalley, faz alusão ao Sillicon Valley (Vale do Silício) da Califórnia, que abriga empresas globais de tecnologia e inovação. Já o projeto de revitalização foi inspirado em diferentes polos tecnológicos ao redor do mundo, como o antigo estaleiro do distrito do Brooklyn, em Nova York, que se transformou em um polo com mais de 500 empresas instaladas.

Leia também: Inauguração do IMPA Tech é destaque na imprensa
OBMEP bate recorde e alcança 99,9% dos municípios do país