Navegar

18/08/2020

Plataforma Exatas cria interação entre estudantes e conteúdo

Ilustração de um exercício da Plataforma Exatas.

Acostumados com a dinâmica interativa das redes sociais e aplicativos, os jovens de hoje podem ter dificuldades para se concentrar em livros didáticos, com poucas ilustrações e exemplos. Por que não tornar o ensino mais interativo? Este é o objetivo da Plataforma Exatas, lançada pela startup Exatas – Interação e Aprendizado, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O projeto reúne 12 livros-interativos licenciados pela UFRGS que combinam o conteúdo técnico dos livros-texto com a dinâmica dos aplicativos. Voltada para alunos de graduação de matemática e engenharias, a plataforma apresenta conceitos da matemática clássica e implementa os temas em hipercalculadoras com capacidades numéricas, simbólicas e gráficas.

Leia mais: Atriz ensina matemática para vestibulandos no Instagram
IMPA ajuda TSE a garantir segurança sanitária nas eleições
Viana fala sobre a descoberta da América por viquingues

“Ver é um aspecto do aprendizado e pode ser uma grande motivação. O audacioso do projeto é que o estudante pode modificar a imagem ao mudar a equação que a descreve. É um convite à experimentação, para que assuma um lugar mais ativo no processo de aprendizagem”, disse o professor Luís Gustavo Mendes (UFRGS), autor dos livros-interativos.

A plataforma pode ser acessada por celular, tablet ou PC, e não requer a instalação de nenhum programa ou conhecimento prévio em linguagem de programação. O plano de assinatura pode ser mensal, por R$ 39 ao mês; ou semestral, saindo por R$ 28 mensais. 

Análise de Fourier, cálculo vetorial, cálculo diferencial e cálculo integral são alguns dos temas disponíveis no lançamento do projeto. Cada seção apresenta um questionário com exercícios em figuras 2D, 3D e até animações. A plataforma oferece também dicas, comentários e verifica instantaneamente as respostas dos estudantes.

“O aluno médio de graduação se sente solitário ao estudar por um livro didático. A plataforma pode ser um espaço de diálogo. Além disso, nenhum desenho é muito preciso no quadro, e nossas figuras têm uma precisão incrível”, diz o professor Luís Gustavo, que planeja estender o conteúdo para os cursos de economia e computação.

Leia também: Diego Nehab apresenta artigo no SIGGRAPH 2020
Visgraf fará quatro cursos on-line no segundo semestre