Navegar

12/03/2020

Pinheiro: Palis tem grande impacto na matemática do Brasil

Quando Rafael Labarca (Universidade de Santiago do Chile) apresentou, ontem, uma linha do tempo com os muitos feitos de Jacob Palis, Vilton Pinheiro (UFBA) ficou um pouco deprimido, confessou. “Como é que um cara consegue fazer tanta coisa e a gente aqui?”, brincou o palestrante do 2º dia da conferência em homenagem aos 80 anos de Jacob Palis (“Conference Jacob Palis at IMPA; On the occasion of his 80th birthday”).

Pinheiro, que já participou dos aniversários de 60, 70 e agora 80 anos do homenageado, garante sua presença na próxima festa, em 10 anos. “O Jacob tem um impacto imenso na matemática brasileira e na área de sistemas dinâmicos da América Latina. Esta não é uma comemoração só dele, mas de toda a comunidade, que foi fortemente influenciada por ele.”

Leia também: IMPA celebra 80 anos de Jacob Palis com conferência especial
Jacob Palis é homenageado na Academia Brasileira de Ciências
Música e Matemática é tema da 16ª edição da OBMEP

Como forma de perpetuar esta influência, a organização do evento preparou um sorteio do livro “Jacob Palis – Selected Works” para os estudantes inscritos. Aluno de mestrado da UFF, Odylo Abdalla Costa tirou a sorte grande e levou o prêmio para casa. “Estou na área de sistemas dinâmicos, então vir a esse encontro é algo mandatório”, comentou. “O Jacob Palis gera essa movimentação, e isso atrai as pessoas. Tive a oportunidade de assistir palestras incríveis, de grandes nomes da matemática.”

A pesquisadora Maria José Pacífico (UFRJ), que já foi casada e tem uma filha com Palis, fez uma palestra sobre Atractor de Lorenz. Ao final, mostrou fotos dos anos de amizade de longa data que os dois carregam. “Feliz aniversário Jacob, e parabéns pelos 80 anos bem vividos”, desejou. 

“O conheci pessoalmente só há alguns anos atrás, mas já ouvia falar do Jacob desde 2010, quando terminei meu pós-doutorado”, contou Luna Lomonaco (IMPA). Na ocasião, durante uma conferência em São Pedro de Atacama, a italiana ficou impressionada com o entusiasmo com que as pessoas falavam dele. “Para mim, ele se tornou um homem lendário, que comandava essa instituição também lendária que é o IMPA. Fico feliz de fazer parte da comemoração de 80 anos dele”, disse a pesquisadora.

Artur Lopes (UFRGS) e Sylvain Crovisier (Universidade Paris-Sul) fizeram as últimas palestras da conferência especial. O evento termina com um jantar de confraternização para os participantes.

O aniversário continua sendo celebrado amanhã, desta vez na PUC-Rio. O 88º encontro do EDAÍ, seminário de sistemas dinâmicos organizado pela universidade junto à UFF e à UFRJ, homenageia os 80 anos de Palis. Dentre os palestrantes estão Roberto Markarian (IMERL, Montevideu, Uruguai), Fernando Lenarduzzi (IMPA) e Jaqueline Siqueira (UFRJ).

Leia também: Como o telégrafo anunciou a comunicação moderna
Paixão pela matemática se aprende e se ensina em casa