Navegar

17/11/2017

OBM divulga instruções para as provas da fase única

Estudantes de todo o país participam da fase única da 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2017) nos dias 24 e 25 de novembro. Para evitar contratempos, os participantes devem ficar atentos às instruções das provas. Confira:

Provas 24 e 25 de novembro

Os estudantes do nível 1 (6º e 7º ano do ensino fundamental) terão uma prova discursiva com cinco questões, a ser realizada no sábado (25).

O nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental) e o nível 3 (ensino médio) farão duas provas discursivas, com três problemas em cada dia, realizadas na sexta-feira (24) e no sábado (25).

Horário

14 horas (horário de Brasília).

É recomendado aos estudantes que cheguem ao Polo de Aplicação da prova com pelo menos 30 minutos de antecedência. A sugestão é que os alunos programem-se para evitar imprevistos.

Leia também: Jornal Nacional: Índios já sabiam Matemática
Coluna na Folha: A matemática molda trajetórias de vida
OBMEP premia 501 medalhistas de ouro

Polos de Aplicação

Os coordenadores regionais dos níveis 1, 2 e 3 determinaram Polos de Aplicação centralizados onde a prova será realizada. Confira a relação dos locais: (http://www.obm.org.br/content/uploads/2017/11/polos_de_aplicacao_OBM_2017.pdf)

Duração da prova
A duração máxima da prova é de 4 horas e 30 minutos. Não há tempo mínimo.

O que levar

Documento de identificação com foto e número do CPF. Alunos que não possuam CPF poderão indicar o número do documento do responsável legal (pai ou mãe);

Caneta esferográfica (azul ou preta), lápis, régua, borracha, compasso e apontador;

O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta esferográfica e teste todas antes da prova.

Alimentos e água podem ser levados nos dias de prova. Recomenda-se o consumo de alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal. Não é bom exagerar na quantidade, já que o excesso pode fazer com se desconcentre na realização da prova.

O que não levar

Evite levar materiais além dos obrigatórios. Se ainda assim o estudante se apresentar portando equipamentos eletrônicos ou objetos não permitidos, eles deverão ser desligados e guardados até a conclusão da prova. Por isso, se possível, é melhor deixá-los em casa.

Não é permitido

O uso de aparelhos eletrônicos, tablets, radiotransmissores, calculadoras, computadores, iPod, iPad, gravadores, aparelhos de mp3 ou similares, assim como a consulta ou uso de notas, livros, manuais anotações ou impressos. Celulares deverão permanecer desligados durante a prova. 

Preencha a ficha com seus dados e verifique que a prova esteja completa

Antes de começar a responder as questões, certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou se existe qualquer defeito gráfico que dificulte a leitura. Os dados pessoais devem ser registrados na ficha de inscrição e na folha de respostas.

Pontuação e soluções

A prova deverá ser resolvida preferencialmente usando caneta esferográfica (azul ou preta), pois as soluções serão posteriormente escaneadas. 

Cada problema vale 10 pontos. Poderão ser dados pontos por soluções parciais e por casos particulares que mostrem algum avanço na resolução do problema.

Todas as soluções devem ser justificadas. Uma simples resposta, sem indicar como foi obtida, receberá uma pontuação inferior.

Todo o material deverá ser entregue ao aplicador da sua sala ao término das provas. Não se esqueça de entregar as folhas de rascunho.

O que não fazer

Os estudantes devem manter os princípios de honra olímpica. Atitudes como tentar copiar as respostas de outro candidato ou utilizar material externo, como anotações ou aparelhos eletrônicos, podem desclassificar o estudante.

Os participantes não poderão comunicar-se com outros candidatos durante as provas.

Ao participar, os alunos se comprometem a não divulgar o conteúdo das questões, assim como as soluções, por qualquer meio de comunicação oral, visual, escrito ou eletrônico, até a publicação das provas no site da OBM.

Divulgação de resultados

A lista de premiados da 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) será publicada em dezembro no site da OBM. Os estudantes vencedores serão contatados diretamente pela organização do evento.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: cadastro@impa.br