Navegar

08/10/2020

No mês de Ciência e Tecnologia, IMPA tem programação especial

Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, abre a programação com uma apresentação do instituto. Foto: Tomás Rangel

Na data em que completa 68 anos, o IMPA fará parte de uma programação especial: a primeira edição do Mês Nacional de Ciência e Tecnologia (MNCT), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que ocorre durante todo o mês de outubro. Palestras, atividades práticas e entrevistas serão transmitidas no Youtube do MCTI e no Facebook do IMPA na quinta-feira (15), de forma que todos possam participar da festa. O objetivo é inspirar pessoas de todas as idades a acessarem o maravilhoso universo da matemática e apresentar a história do instituto, reduto de pesquisa científica de ponta da disciplina. 

“A iniciativa do MCTI assinala a importância de fazer chegar até toda a sociedade a importância e o valor da ciência para o país”, pontua Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA. O evento conta com a participação de mais de 27 instituições vinculadas ao ministério, que se dividem em mais de 220 horas de programação virtual ao longo do mês. 

Leia mais: Como foram as descobertas das línguas da antiguidade
Matemática é aliada no combate a futuras pandemias
Através da matemática, Roger Penrose leva Nobel de Física

Com fotos, vídeos e depoimentos, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, abre a programação de 15 de outubro com uma apresentação geral do instituto. A relação entre games e matemática será abordada por Fernando Lenarduzzi, pós-doutor do IMPA. É possível colorir países de um mapa com apenas algumas cores? Este é o antigo desafio matemático proposto pela professora Maria João Resende, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que vai conduzir a atividade prática. 

Não é novidade para ninguém que a matemática alavanca avanços na tecnologia. Mas e o contrário? Em palestra, o pesquisador Roberto Imbuzeiro, do IMPA, vai mostrar exemplos da relação íntima que existe entre as duas áreas, como um passatempo matemático relacionado a transmissão de informação quando sujeita a erros.  

A trajetória, rotina, missão e importância do IMPA para o Brasil serão assuntos discutidos em uma entrevista especial com Marcelo Viana. Para encerrar, Viana, Imbuzeiro e Paulo Orenstein, pesquisador visitante do IMPA, participam de um debate sobre a interação entre a academia e o setor produtivo. 

O MNCT também vai promover o debate sobre a importância dos impactos científicos em todo o mundo. Para o ministro Marcos Pontes, neste ano, com a Covid-19, a ciência e a tecnologia venceram barreiras e estão mais próximas da população. 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), tradicionalmente realizada em outubro, está mantida e terá sua 17ª edição entre os dias 17 e 23 deste mês. Com o tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, o evento será transmitido nos canais do MCTI. Em 20 de outubro, às 9h, o pesquisador do IMPA André Nachbin apresenta a palestra “Levitando uma gotícula usando física, matemática e computação”.

Programação de 15 de outubro do MNCT:

9h às 9h50 Apresentação institucional do IMPA, com Marcelo Viana (IMPA)

10h às 10h50 – Games e Matemática além do headshot, com Fernando Lenarduzzi (IMPA)

11h às 11h50 –  Vamos colorir mapas?, com Maria João Resende (UFF)

12h à 12h50 – Matemática, tecnologia e matemática como tecnologia, com Roberto Imbuzeiro (IMPA)

16h às 16h50 – Entrevista com Marcelo Viana (IMPA)

17h às 18h30 – A interação entre a academia e o setor produtivo, com Marcelo Viana (IMPA), Roberto Imbuzeiro (IMPA) e Paulo Orenstein (IMPA)

Leia também: Tese de Andrés Chirre, do Impa, vence Prêmio CAPES 2020
Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo tem recorde de inscrições