Navegar

05/06/2024

Rio Gastromotiva dá palestra no IMPA

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), funcionários e pesquisadores do IMPA acompanharam uma palestra da nutricionista Adriana Leal, que integra a equipe do Rio Gastromotiva – uma organização não governamental que usa a gastronomia como um motor de transformação social. 

No encontro, Adriana abordou ações que podem ser adotadas para evitar o desperdício de alimentos como a elaboração de lista de mercado, compra de alimentos em feiras a fim de priorizar a compra de pequenos produtores, armazenamento adequado de frutas e verduras, separação do lixo orgânico e até mesmo a ingestão de alimentos com casca.  

Leia mais: Folha: ‘muitos vírus têm formato de sólidos regulares’
É ouro! 650 estudantes de todo país recebem medalha no RJ
IMPA, SBM e MCTI lançam prêmio ‘Elas na Matemática’

“A maioria das pessoas perde alimentos já no armazenamento. A uva, por exemplo, fora do cacho estraga mais rápido. No morango, só se deve remover a parte verde, na hora de comê-lo. Consumir alimentos com casca também é uma opção. Nesse caso, comprar de pequenos produtores garante que os itens tenham menos agrotóxico e sejam mais seguros.”

Na palestra, Adriana destacou ainda como a alimentação está diretamente ligada a doenças que mais matam no mundo, como câncer de intestino e diabetes. 

“O intestino nos diz todos os dias como estamos. Dependendo do que ingerimos, as fezes se modificam e os gases também. Tem vezes que nos sentimos inchados. O intestino é quase nosso amigo íntimo. Tudo que ingerimos ele sente, devemos escutá- lo mais”, destaca a nutricionista. 

Adriana explicou ainda como o ambiente externo interfere na escolha de refeições. “Ambiente físico tem relação com a nossa localização e a de restaurantes, por exemplo. A distância nos faz optarmos por um sanduíche. A solução, nesse caso, pode ser levar comida de casa. Hoje em dia sofremos com a exposição alimentar. Temos na palma da mão aplicativos de entrega. Temos ainda a cultura do consumo excessivo de carboidrato em algumas regiões”, enumerou a nutricionista.

No final do evento, a palestrante sorteou o livro “Eu amo comida”. Suely Lima, coordenadora de Eventos e Atividades do IMPA, foi a presenteada. 

Criada em 2006, a Riogastromotiva trabalha com iniciativas de combate à fome e a insegurança alimentar. A ONG oferece cursos gratuitos de capacitação profissional, focados no setor de alimentos e bebidas, e já ofereceu inúmeras oportunidades de trabalho para milhares de jovens de baixa renda.

Leia também: Inscrições abertas para o 7º Prêmio IMPA de Jornalismo