Navegar

06/01/2021

Matemáticos merecem ser homenageados, reforça Viana

Foto: Pablo Costa/ICM-2018

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

A forma mais usual de homenagear matemáticos é nomeando suas maiores realizações: teorema de Fermat, conjectura de Poincaré, hipótese de Riemann, distribuição de Gauss, fórmula de Euler. É legal, mas é restrito. Felizmente, existem distinções mais amplas.

A imagem de Gauss adornava a nota de 10 marcos alemães até o advento do euro, quando o marco deixou de circular. Agora, que eu saiba, só Euler é alvo dessa distinção, na nota de 10 francos suíços. Os franceses até têm a efígie de Poincaré em moeda comemorativa, só que não é o matemático Henri, e sim o político Raymond, seu primo.

Leia mais: Curso de Verão: ainda dá tempo de se inscrever
Inscrições para o PAPMEM estão abertas até 18 de janeiro
Retrospectiva 2020: 10 notícias do IMPA para relembrar

Mas não podemos reclamar da França: em Paris há mais de cem ruas com nomes de matemáticos. Cem! Nem todos franceses: lá estão, por exemplo, a alemã Emmy Noether e o holandês Christiaan Huygens. Uma ausência notável é Euclides, mas o pai da geometria é nome de rua ou avenida em cidades como Washington, Detroit, Filadélfia, Santa Mônica, Nova York, São Francisco, Chicago e Cleveland. E a menos de 20km de Cleveland fica a cidade de Euclid, Ohio.

São Paulo também sai muito bem na foto: são mais de trinta matemáticos homenageados em seus logradouros (Euclides está mais uma vez ausente). No Rio de Janeiro não conheço nenhum exemplo, mas deve ser desinformação. Em todo caso, a honra do RJ é salva pela pequena Itaocara, cidade de 23 mil habitantes no noroeste fluminense, cuja Praça da Matemática contém, provavelmente, o único monumento à rainha das ciências em todo o mundo.

E na sua cidade, caro leitor, existe alguma rua com nome de matemático? Respostas pelo e-mail viana.folhasp@gmail.com.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Em ano de pandemia, matemática ganhou os holofotes
O silêncio de Penrose e as descobertas dos buracos negros