Navegar

17/10/2024

Mais de 900 mil alunos fazem a 2ª fase da OBMEP no sábado (19)

Escola Municipal Orsina da Fonseca, na Tijuca, em outubro de 2022

As provas da 2ª fase da 19ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) estão chegando. Neste sábado (19), mais de 900 mil estudantes de todo o país vão em busca das tão sonhadas medalhas de ouro, prata e bronze, oferecidas pela maior olimpíada do conhecimento do país. A prova será realizada às 14h30 (horário de Brasília). Os locais de aplicação estão disponíveis no site da OBMEP. 

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é realizada em duas fases. A primeira, em 4 de junho, classificou estudantes de escolas públicas e privadas inscritas na Olimpíada. Participaram da prova 18,5 milhões de alunos de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, o recorde de 56.516 instituições participantes, e a incrível marca de 5.564 cidades – 99,9% dos municípios brasileiros. 

“Esta é a fase decisiva da OBMEP 2024. É a chance de ganhar uma medalha que pode abrir as portas para a graduação dos sonhos!”, disse o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, em referência aos “vestibulares olímpicos”, que incluiu o IMPA Tech – o primeiro curso de graduação do instituto. O bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação conta com um processo seletivo que leva em consideração as medalhas olímpicas conquistadas em cinco competições científicas. Entre elas, a OBMEP. As inscrições para a turma de 2025 começam em novembro.  

Leia mais:IMPA oferece bolsa de pós-doutorado em Matemática
Folha: ‘Adição e multiplicação não se entendem’
Viana e Avila participam do ‘Conversa com Bial’

“Atualmente moro no Rio de Janeiro e faço a graduação no IMPA Tech. O bacharelado é gratuito, disponibiliza auxílio financeiro e moradia. E tudo isso só possível graças às minhas medalhas. Participei da OBMEP desde o meu 6º ano e consegui conquistar quatro medalhas ao todo”, contou Leonardo Giboski, multimedalhista da Olimpíada e aluno da graduação do IMPA.  

Assim como no ano passado, a OBMEP vai oferecer 8.450 medalhas nacionais.  Desse total, 650 são de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 50 mil menções honrosas. A OBMEP vai distribuir também outras 20,5 mil medalhas estaduais.

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que propicia, por meio de encontros presenciais ou virtuais, contato com conteúdos mais profundos da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Estudantes de escolas públicas, além das aulas, recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa.

Escola Municipal Orsina da Fonseca, na Tijuca, em outubro de 2022

Provas da segunda fase

A prova da segunda fase da OBMEP é composta de seis questões discursivas. Os alunos terão três horas para completar a prova. A organização da OBMEP recomenda que os estudantes cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local de aplicação, apresentando um documento de identificação legível (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar). A prova pode ser feita a lápis ou à caneta esferográfica azul ou preta. A divulgação dos premiados será em 20 de dezembro deste ano.

A competição científica é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Além disso, a olimpíada tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Leia também: Evento da USP discute avanços em deep learning
‘Interdisciplinaridade é importante’, diz João Pereira