Navegar

13/10/2023

Linguagem de programação Lua completa 30 anos

A Linguagem de Programação Lua completa 30 anos e para celebrar a data, um workshop será promovido na próxima terça-feira (17), no Auditório do RDC, na PUC-Rio, a partir de 13h30. Este ano, a programação conta com sete palestras ministradas em português e uma em inglês. Confira aqui a programação completa. Para participar, não é necessário inscrição prévia. No entanto, o espaço está sujeito a lotação. 

Os pesquisadores Luiz Henrique de Figueiredo, do IMPA, Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes, da PUC-Rio, receberam a medalha Pedro Ernesto no ano passado

Os pesquisadores Luiz Henrique de Figueiredo, do IMPA, Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes, da PUC-Rio, criaram Lua em 1993. Na época, eles faziam parte do Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica (Tecgraf), da PUC-Rio. O projeto dos pesquisadores tinha como objetivo desenvolver interfaces gráficas para programas de uma empresa. 

Leia mais: Folha: Quem é mais popular Taylor ou Selena?
Medalhista da OBMEP prepara alunos para prova da olimpíada
IMPA abre vaga para cientista de projetos

A linguagem de script é usada em aplicações industriais, com ênfase em sistemas embutidos e jogos, como nos videogames World of Warcraft e Angry Birds. 

“É um orgulho enorme ter desenvolvido e ainda participar desse projeto porque gera um impacto internacional enorme e empresas enormes usam Lua. É excelente saber que algo com uma qualidade assim é feita no Brasil e pode ser exportada e utilizada no exterior”, contou o pesquisador do IMPA.

Os convidados para as palestras são: vice-presidente de Assuntos de Desenvolvimento e Inovação da PUC-Rio Marcelo Gattass; presidente da Sociedade Brasileira de Computação e professora do Departamento de Informática e Matemática Aplicada da UFRN Thais Batista; o pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Gilberto Câmara; vice-presidente de produto e engenharia Windows + dispositivos da Microsoft Anna Hester; André Clinio e André Costa, do sistemas distribuídos do Tecgraf e um dos primeiros a trabalhar com Lua em produtos; o cofundador da Ring-0 Networ e autor do Lunatik Lourival Vieira Neto e o desenvolvedor de software Marc Balmer.

Leia também: Pós-doutores do IMPA participam de congresso no MA
IMPA está com vagas para pesquisador e pós-doutor