Navegar

09/10/2023

Pós-doutores do IMPA participam de congresso no MA

Os pós-doutores do IMPA Fábio Suim, Marlon López e Tiago Novello participam nesta semana do 3º Congresso de Ciência e Tecnologia de Balsas, promovido pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão). O evento começa nesta segunda-feira (9) e vai até 14 de outubro, nos formatos on-line e presencial.  O objetivo do encontro é promover a exposição e discussão dos recentes avanços em diversas áreas da Engenharia, Ciência e Tecnologia. 

Fábio Suim, que realiza pesquisas na área de computação gráfica juntamente com o pesquisador do IMPA Luiz Velho, vai apresentar avanços na otimização da caminhada de robôs humanoides – tema da sua tese de doutorado no IME (Instituto Militar de Engenharia), em 2021.

Os robôs humanoides são aqueles que possuem aparência semelhante a de seres humanos e são desenvolvidos para interagirem com ferramentas e ambientes feitos para uso humano. No Brasil, as pesquisas na área são consideradas recentes. Trata-se de um robô difícil de programar e que depende de alto investimento.

Leia também: IMPA abre vaga para cientista de projetos
‘IMPA Tech formará pessoas para mudar o mundo’, diz Viana
Centro Pi abre inscrições para projeto com a Petrobras

No congresso, Suim vai explicar as estratégias usadas para otimizar a caminhada deste tipo de robô. 

“A nossa abordagem para o caminhar robótico ocorre através do desenvolvimento de algoritmos que traduzem nossos movimentos para que o robô possa copiar. Em um primeiro momento, a testagem foi feita em um simulador, onde funcionou muito bem, mas na vida real, não. Então, precisamos aprimorar esses algoritmos e aí entra a otimização da caminhada. Percebemos na pesquisa que ao inclinar o tronco, o robô caminhava melhor, mas  o superaquecimento dos motores e desvios de ponto de chegada eram outros desafios. Diante desse cenário, usamos uma técnica que usa algoritmo genético para fazer essa otimização, que funciona de forma similar a genética humana, e conseguimos otimizar.”

O trabalho será apresentado ao público nesta quarta-feira (11) entre 8h e 10h. No mesmo dia, também participa do evento, o pós-doutorando do IMPA, Tiago Novello de Brito com o tema:  “Representações Neurais Implícitas em Computação Gráfica”. O trabalho investiga o uso de redes neurais para “animar” superfícies implícitas usando equações diferenciais. 

“Será uma ótima oportunidade para apresentar as pesquisas que estamos desenvolvendo no Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA)”, avalia Novello. 

Uma Aliança no Céu de Balsas

O evento contará também com o simpósio “Uma Aliança no Céu de Balsas” que promoverá um encontro para observação do Eclipse Solar Anular que ocorrerá no próximo sábado (14) e poderá ser observado nas regiões Norte e Nordeste do país. 

Esse tipo de eclipse ocorre em razão do alinhamento da Lua entre a Terra e o Sol, formando um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda da estrela central, de acordo com o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). 

Na temática, o pesquisador pós-doutoral do IMPA Marlon López vai abordar as “Erupções solares: Impactos na Terra, modelagem matemática e análise de estabilidade.” O objetivo é demonstrar como é possível representar matematicamente um evento de erupção solar.

“Ela [erupção solar] é normalmente vista quando ocorre um eclipse. Então, vou falar sobre modelagem, que explica matematicamente como vai ocorrer o evento, a intensidade e avaliar os possíveis impactos no meio ambiente, desde problemas na agricultura, devido a onda de calor, até a interrupção dos meios de comunicação. Nessa data acontece o eclipse e no fundo você consegue ver as explosões”, explica.  

Lopez conta ainda que o eclipse promete a chegada antecipada do anoitecer na região. O trabalho será apresentado na sexta-feira (13) entre 8h e 10h. 

O último eclipse anular do Sol aconteceu em junho de 2021, mas não pôde ser visto do Brasil. O próximo, após dia 14 deste mês, ocorrerá em 2 de outubro de 2024.

 

Fonte: Nasa

Leia também: Editora IMPA reimprime livros de Elon Lages e Djairo Guedes
Inscrições abertas para o 1º Encontro do PROFMAT