Graduação inovadora do IMPA é destaque no Jornal Hoje
O currículo interdisciplinar e a variedade regional de alunos que compõem a primeira turma do IMPA Tech foram destaque na reportagem do Jornal Hoje, telejornal da TV Globo, na segunda-feira (22).
A graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação reúne estudantes de todas as cinco regiões brasileiras, sendo 80% deles oriundos das olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Alex Vieira vem de Cocal dos Alves, cidade de cinco mil habitantes no interior do Piauí conhecida como ‘capital da matemática’ pelo desempenho dos seus moradores na OBMEP. “É uma honra pra mim poder participar do IMPA Tech! A minha família ficou muito alegre, sempre me parabenizando e me motivando a ficar aqui”, afirmou. O município de Alex, apesar de possuir um dos cinquenta mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), acumula centenas de premiações na Olimpíada.
O IMPA Tech, primeiro curso de graduação do IMPA, é 100% gratuito e oferece auxílio financeiro aos estudantes. Para reunir pessoas de todo o país, os alunos maiores de idade também possuem moradia garantida.
Leia mais: TV Brasil mostra importância da matemática para a economia
Divulgado resultado final para vaga de analista administrativo
Na Folha, Viana aborda o ‘Problema dos 3 Corpos’
Luísa Querido, aluna que cursou o Ensino Médio em uma escola estadual em Nilópolis, na Baixada Fluminense, falou sobre a importância da graduação ser gratuita. “Foi uma notícia muito boa. Eu sempre quis estudar nessa área de tecnologia. Para nós, de escola pública, foi com certeza um avanço inimaginável”, afirmou.
As aulas do IMPA Tech acontecem no Porto Maravalley, hub de inovação da Prefeitura do Rio de Janeiro, na zona portuária da cidade.
Lucas Nissenbaum, cientista de projetos do IMPA, destacou a importância do campus funcionar ao lado do espaço que abrigará startups de tecnologia. “No primeiro ano os alunos já vão ter disciplinas ligadas à ciência de dados, vão ter disciplinas mais a frente que já poderão trabalhar com empresas, com projetos em vários setores. Então, eles terão a oportunidade de ver a inteligência artificial na prática e usar isso como parte da formação deles”, concluiu.
A grade curricular é interdisciplinar, com aulas de Habilidades Linguísticas, Álgebra, Cálculo, Programação, Inglês, entre outras. A formação é integral e possui aulas teóricas e práticas.
Leia também: ‘OSs são avanço na gestão pública’, diz artigo no Valor
Prêmio Elisa Frota chega à 2ª edição