IMPA Tech abre portas para interdisciplinaridade
As aulas de Cálculo e Habilidades Linguísticas marcaram o segundo dia de aula dos estudantes que integram a primeira turma do IMPA Tech, nova graduação do IMPA. O bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação é composto por disciplinas, práticas e teóricas, lecionadas por pesquisadores do instituto e professores de instituições parceiras. Entusiasmados, os estudantes ocuparam, nesta quinta-feira (4), as salas do segundo andar do Porto Maravalley e falaram sobre as primeiras impressões sobre a graduação.
“Estou em êxtase. As aulas já conseguiram superar as minhas expectativas e eu saio daqui certo de que o que estamos tendo acesso aqui é algo que não existe no ensino superior brasileiro. Estou com todo o gás para cursar esses quatro anos da melhor forma possível. Acredito que o IMPA Tech vai formar cientistas contemporâneos para resolver os desafios de hoje”, afirmou Gileade Coimbra, que veio de Belo Horizonte.
Álgebra linear, programação, mecânica e termodinâmica são algumas das disciplinas do primeiro período. O curso começa com um ciclo básico de um ano e meio e, em seguida, os alunos escolhem entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.
Para a aluna Thayná Queiroz, as aulas práticas são o ponto alto da graduação. “Praticar na área de exatas é fundamental e fazer isso ao lado dos professores vai ser bem legal”, afirmou.
Já Tomaz de Lucena destacou que o segundo dia de aula já provou que a graduação será desafiadora. “Gostei bastante. Acredito que esses anos serão muito desafiadores. Porém, com todo desafio vem uma recompensa e espero que todo o nosso esforço aqui seja recompensado”, afirmou o estudante que veio de Recife para estudar no Rio de Janeiro.
Leia mais: André Street e Auana Mattar falam na ‘Meca da Matemática’
IMPA Tech é ‘gol de bicicleta’, diz Lula, na inauguração
IDOR oferece bolsa de R$ 900 para medalhistas da OBMEP
O currículo disciplinar e diferenciado também arrancou elogios da professora Cilene Rodrigues, responsável pela disciplina de “Habilidades Linguísticas”. A escolha da matéria para integrar o currículo do IMPA Tech reforça a centralidade da comunicação em nossas vidas – indispensável para o sucesso profissional e acadêmico.
“Desde a cerimônia de inauguração, nós todos estamos falando sobre inteligência artificial, mas o desenvolvimento dessa tecnologia depende de conhecimentos vindos de diferentes áreas. É algo essencialmente interdisciplinar. Com a graduação, o IMPA abre portas para a interdisciplinaridade, para essa construção mais abrangente do conhecimento”, afirmou.
Empolgada com o novo desafio, a professora afirmou se sentir em casa com o grupo de estudantes. “Minhas primeiras impressões são muito positivas! São alunos muito interessados, que estão antenados e muito abertos ao conhecimento. Nós estamos aqui construindo uma geração de matemáticos que vão resolver problemas reais do nosso país”, concluiu.
Vagas remanescentes
O IMPA divulgou na última segunda-feira (1º) um edital para preenchimento de vagas remanescentes da graduação. A lista de reclassificação de candidatos está disponível em impatech.impa.br. Estudantes convocados têm até sexta-feira (5) para concluírem a matrícula. O objetivo é completar as 100 vagas previstas para o primeiro ano do curso de graduação. Clique aqui e confira os selecionados.
Leia também: IMPA Tech convoca candidatos para vagas remanescentes
Festival da Matemática abre inscrições para voluntários