André Street e Auana Mattar falam na ‘Meca da Matemática’
André Street, cofundador da Stone, e Auana Mattar, Chief Information Officer (CIO) da TIM, apresentaram nesta quarta-feira (3) a Aula Magna Inaugural aos alunos do IMPA Tech, na sede do IMPA, que ambos chamaram de “Meca da Matemática”. Os dois destacaram a importância fundamental da matemática para desenvolver o país e a relevância da graduação do IMPA para formar novos profissionais.
Street instigou os alunos com reflexões sobre o momento que vivemos e a importância dos profissionais ligados às ciências exatas. “Vivemos uma das maiores revoluções da humanidade. E a matemática esteve envolvida em todas as principais revoluções do conhecimento e nos saltos quânticos de melhoria da qualidade de vida. As pessoas que tiveram a formação que vocês estão galgando foram fundamentais em todos esses processos”, afirmou.
Ele também falou sobre a importância da criação do curso. “Começa hoje uma das coisas mais poderosas que existem: os juros compostos. Começamos a compor juros de uma iniciativa criada lá atrás. O IMPA Tech vai ter um efeito para cada um de vocês, para a família de vocês, para a sociedade e para o país. E isso tudo começa com uma primeira turma. Espero que daqui a uns anos, possamos olhar pra vocês e dizer ‘Uau! Essa foi a primeira turma de graduação do IMPA!’”
Leia mais: IMPA Tech é ‘gol de bicicleta’, diz Lula, na inauguração
IMPA Tech convoca candidatos para vagas remanescentes
IDOR oferece bolsa de R$ 900 para medalhistas da OBMEP
Para Auana, “o Brasil é um país com vocação tecnológica, com muitos problemas para serem resolvidos e não existem tantos lugares no mundo tão interessantes como aqui”. “O Rio de Janeiro é um celeiro para isso. Vocês estão na ‘Meca da Matemática’. É um minipolo para resolução de problemas. Tudo o que se constrói aqui conseguimos expandir para o país. Abracem com toda garra essa oportunidade que vocês conquistaram”, afirmou Auana.
A palestrante apresentou dados do relatório “Futuro do Trabalho”, que mostra a necessidade de talentos ligados à matemática nas competências desejadas para as carreiras do futuro, como pensamento criativo, pensamento sistemático, resiliência, flexibilidade, motivação e a rápida tomada de decisão. A matemática também foi apresentada como a base para todas as disciplinas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), uma linguagem universal.
O IMPA Tech está começando com uma turma de até 100 estudantes que foram selecionados a partir do desempenho em olimpíadas do conhecimento. Multimedalhista da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), Renan Ferreirinha, secretário de Educação do Rio de Janeiro, compartilhou com o público como a olimpíada transformou a sua vida.
“Eu me encantei pelo IMPA e saber que isso existe é muito precioso. Nosso intuito aqui é que cada vez mais pessoas possam conhecer essa joia do ensino brasileiro que é o IMPA, e agora, o IMPA Tech. Eu sou fruto dessas olimpíadas do conhecimento. Através delas, eu passei a considerar muitas oportunidades que eu não conhecia, como estudar fora.”
Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto, foi o responsável por conduzir o encontro e finalizou a cerimônia ressaltando a importância desse momento para a turma da graduação. “O que foi dito aqui não são apenas palavras, são experiências compartilhadas. Nem tudo que foi falado vai ser absorvido hoje, mas daqui a quatro anos vocês vão olhar pra trás e lembrar desse momento”, concluiu.
Leia também: Festival da Matemática abre inscrições para voluntários
IMPA anuncia bolsa de pós-doutorado em matemática