Navegar

22/11/2017

IMPA renova cooperação com CNRS, da França, por cinco anos

O IMPA e o Centro Nacional de Pesquisa Científica, da França, renovaram por cinco anos o acordo de cooperação da Unidade Mista Internacional (UMI) Jean-Christophe Yoccoz. A renovação aconteceu durante cerimônia na sede do instituto brasileiro na tarde esta terça-feira (21).

Os diretores do IMPA, Marcelo Viana (geral) e Claudio Landim (adjunto), estavam acompanhados de Jean-Stéphane Dhersin, diretor-adjunto científico do Instituto Nacional de Ciências Matemáticas e suas Interações do CNRS, e Olivier Giron, conselheiro cultural adjunto da Embaixada da França. Eles inauguraram a nova fachada da sede do IMPA, no Horto (zona sul do Rio). A fachada presta homenagem a Yoccoz, por sua contribuição à Matemática nacional.

Leia também: Jornal Nacional: Na Matemática, verdades são eternas
Unicamp terá reserva de vagas para vencedores de olimpíadas
Equipe brasileira se destaca em olimpíada no Equador

A UMI Jean-Christophe Yoccoz resulta do acordo firmado entre o Instituto de Matemática Pura e Aplicada e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (Centre National de la Recherche Scientifique, ou CNRS, na sigla em francês) para viabilizar a estada de pesquisadores franceses de ponta no IMPA por períodos de um ano, inteiramente custeada pela França.

Nova fachada

A nova fachada do IMPA celebra a parceria Brasil-França na UMI Jean-Christophe Yoccoz e homenageia o Medalha Fields, morto aos 59 anos, em setembro de 2016, que iniciou o intercâmbio no IMPA na década de 70 do século passado.

No descerramento da faixa, Jean-Stéphane Dhersin destacou a carreira do matemático francês e sua paixão pela pesquisa. “Trabalhador dedicado, foi um pesquisador e professor notável, apreciado por todos. Lembramos de sua risada calorosa”, disse.

Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, destacou não só a contribuição de Yoccoz à Matemática, mas principalmente a amizade com os pesquisadores do instituto. “Jean-Christophe se tornou um amigo, que estabelecia relações calorosas com todos nós em diferentes circunstâncias. Ninguém representa tão bem a importância da relação franco-brasileira em matemática quanto Yoccoz”, observou.

Na sequência, Viana e Dhersin assinaram a renovação do acordo para a manutenção da UMI Jean-Christophe Yoccoz. Em seu discurso, o representante do CNRS destacou a importância do IMPA no cenário da Matemática internacional, frisando a relação franco-brasileira em pesquisas da área, tão bem representadas por Yoccoz e Étienne Ghys, pesquisador honorário do IMPA.

Olivier Giron reconheceu o papel catalisador da UMI nos intercâmbios de pesquisadores entre ambos os países, bem como a troca de ideias e teorias. “A UMI de Matemática é a única que temos entre França e Brasil e constitui uma ferramenta que resulta da vontade de colaboração aprofundada de dois atores importantes na paisagem científica.”

Após a assinatura do documento, os convidados participaram de um coquetel em comemoração à parceria entre o IMPA e o CNRS.

Inscrições

Pesquisadores franceses interessados em visitar o IMPA no âmbito da UMI devem enviar o pedido (currículo mais projeto de pesquisa) pelo e-mail dac@impa.br até 31 de outubro de cada ano. As candidaturas são avaliadas pelo comitê do IMPA para atividades científicas, com base em mérito científico e priorizando os jovens candidatos.