Navegar

06/06/2019

IMPA promoverá palestra de Mindfulness nesta sexta (7)

Para ajudar a aliviar o estresse cotidiano e a sobrecarga de tarefas de alunos, pesquisadores e funcionários, o IMPA promoverá, nesta sexta-feira (7), palestra sobre Mindfulness (atenção plena, em português), às 16h, no auditório Ricardo Mañé.

O treinamento mental baseado em técnicas meditativas segue um modelo laico e científico e tem sido estudado em universidades de importância mundial, como Oxford (Inglaterra) e Harvard (EUA).

Leia também: Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019 abre inscrições
Programa Mulheres na Ciência e Inovação abre inscrições
Na Folha, a dificuldade em entender probabilidade

“Existem estudos que confirmam os benefícios psicológicos, neurofisiológicos, e também epigenéticos [área da biologia que estuda mudanças no funcionamento de um gene que não são causadas por alterações na sequência de DNA] induzidos pela prática regular de Mindfulness”, sinaliza o palestrante Fabiano Valerio, instrutor de Mindfulness aplicado à saúde pelo Centro Mente Aberta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Formado em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Valerio abordará a história, os mecanismos de funcionamento e as evidências científicas da atenção plena, além de oferecer breves práticas guiadas e discussão da experiência.

A palestra é o primeiro passo para o plano de estabelecer um programa para saúde mental no IMPA, com workshops e outras práticas.

“Temos muitos alunos estrangeiros, por exemplo, que precisam lidar com as condições de estar longe da família, em outro país, além de encarar a carga de estudos do IMPA. Um curso voltado à saúde mental poderia ajudar também neste sentido”, explica Manuela Cervo, gerente administrativa do IMPA. 

Leia também: A matemática sem fronteiras do senegalês Khadim War
Programa OBMEP na Escola está com as inscrições abertas