Navegar

05/11/2019

IMPA leva Matemática ao MAST de 6 a 9 de novembro

Que tal aprender Matemática com jogos, quebra-cabeça, brincadeiras e desafios? Estas serão algumas das atividades promovidas pelo IMPA a partir de quarta-feira (6), no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e no Observatório Nacional (ON). A programação ainda faz parte da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para estimular a curiosidade científica, a edição deste ano tem o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

A SNCT conta com milhares de atividades em todo o Brasil realizadas em parcerias com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, instituições de ensino e pesquisa, entre outras. A programação se concentrou de 21 a 27 de outubro, mas no MAST a semana será celebrada de 6 a 9 de novembro.

A proposta é que crianças, jovens e adultos possam interagir com temas científicos ligados à Matemática, Física, Química, Engenharia, Robótica, Cosmologia, entre outros, de forma divertida. A abertura do evento será realizada às 10h, no Observatório Nacional, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Todas as atividades são gratuitas. 

Os visitantes poderão ver de perto experimentos e equipamentos científicos, acompanhados de materiais didáticos para desmistificar a ideia de que a ciência está distante do dia a dia. O público vai se aproximar do que vem sendo produzido por cientistas brasileiros de diversas áreas e inovações desenvolvidas em instituições públicas no país. 

Além do IMPA, participam do evento o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Museu de Ciência da Terra (MCTer), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) e a UniCarioca.

IMPA na 16ª SNCT

O IMPA também esteve presente nas atividades da 16ª SNTC em Brasília e sediou nos dias 23 e 24 o evento no Rio de Janeiro. Estudantes visitaram o instituto, assistiram a palestras e participaram de oficinas