Navegar

22/10/2019

IMPA participa da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Marcelo Viana e equipe do IMPA com medalhistas da OBMEP no estande em Brasília

Com o objetivo de exibir a ciência que é feita no Brasil e aproximá-la da população, o Ministério de Ciência e Tecnologia promove a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 21 a 27 de outubro. Em Brasília, um estande do IMPA montado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade oferece ao público atividades, jogos e ações ligadas à Matemática. O diretor-geral, Marcelo Viana, conversou com medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que visitaram o estande. 

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um momento maior do  calendário da ciência brasileira, que lembra a cada um de nós a importância de comunicarmos à sociedade o significado e importância do que fazemos”, afirmou Viana.

O Pavilhão de Exposições em Brasília reúne mais de 180 expositores na 16ª SNCT, que aborda o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Reprodução de experimentos, exposição de equipamentos das Forças Armadas como tanques e um caça da Força Aérea, e oficinas de construção de foguetes e robótica fazem parte das atrações.

Programação da SNCT no IMPA

O IMPA também abre as portas para a SNCT promovendo atividades em sua sede, no Rio de Janeiro. As visitas acontecerão nos turnos da manhã e da tarde desta quarta (23) e quinta-feira (24). As inscrições podem ser feitas neste link

Na quarta-feira, às 9h30, Roberto Beauclair, gerente de Tecnologia da Informação do IMPA, abre o evento com a palestra “A Matemática e os números”, que vai introduzir conceitos básicos de probabilidade, estatística e predição numérica. Em seguida, às 10h, os pesquisadores do IMPA Luiz Velho, Diego Nehab e Luiz Henrique de Figueiredo falarão sobre a Matemática dos filmes de animação 3D.

Às 10h30 a programação segue para o salão de leitura, que receberá atividades como composição musical através de grafos, jogos de xadrez e jenga, e a oficina “Matemática nas ciências e nas tecnologias do dia a dia”.

Voltado para alunos da educação básica, professores e para o público geral, a programação do IMPA tem o objetivo de mostrar a Matemática com uma abordagem inovadora e acessível. A SNCT é promovida anualmente desde 2004.

Confira a programação: