Navegar

26/07/2023

IMPA busca estreitar relação com a China

Pesquisadores e professores chineses visitaram o IMPA na segunda-feira (24), no primeiro dia do 34º Colóquio Brasileiro de Matemática. Eles foram recebidos pelo diretor-adjunto do instituto, Claudio Landim, e pelos pesquisadores Carolina Araujo e Carlos Gustavo Moreira, além do presidente da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), Paolo Piccione. O encontro visa estreitar a relação com o país asiático e aumentar o fluxo de parceria entre alunos chineses e brasileiros. 

O IMPA, há cerca de dez anos, começou a receber alunos da China, tanto no mestrado quanto no doutorado, mas em números pequenos e todos da mesma universidade. Com essa visita, tentamos estimular as trocas entre Brasil e China em matemática. Espero que a gente consiga, por exemplo, começar uma colaboração, mandando alunos [daqui] que terminaram o doutorado e poderão fazer um pós-doutorado na China”, explicou Landim. 

Leia mais: Folha: IA ajuda cientistas a decifrar línguas mortas
Maria Soledad apresenta palestra sobre controle ótimo
Ardila cita compositores brasileiros na 2ª plenária do CBM

Landim ressaltou ainda que o país asiático está investindo cada vez mais em ciência, além de criar diversos centros de pesquisa de ponta. “Por ser um país muito distante, visitas curtas são impossíveis. Desta forma, é necessário elaborar uma estratégia de trocas e encontrar centros na China que possam despertar interesses aqui no Brasil onde tenham pesquisadores de áreas comuns”.

Antes da reunião no IMPA, o grupo de chineses esteve no Brasil para o Encontro Conjunto de Matemática Brasil-China, em Foz do Iguaçu (PR). O evento aconteceu entre os dias 17 e 21 de julho e contou com palestras, plenárias e sessões de convidados. O objetivo também foi estimular futuros projetos de pesquisa e intercâmbio entre os países.

O Encontro teve como organizadores a SBM, SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional). O IMPA foi um dos patrocinadores, junto com a Fundação Araucária, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Leia também: IMPA está com inscrições abertas para o Prolímpico
Viana se reúne com ministro da Educação e prefeito do Rio