Navegar

22/03/2023

Luis Caffarelli é agraciado com o Prêmio Abel

Nolan Zunk | The University of Texas at Austin

O matemático da Universidade do Texas (EUA) e pesquisador honorário do IMPA, Luis Caffarelli, de 74 anos, foi agraciado nesta quarta-feira (22) com o prestigioso Prêmio Abel. Ele recebeu a distinção da Academia Norueguesa de Ciências e Letras “por suas contribuições seminais à teoria da regularidade para equações diferenciais parciais não lineares, incluindo problemas de fronteira livre e a equação de Monge-Ampère”. O trabalho permite descrever fenômenos diversos como o fluxo da água ou o crescimento da população.

Nascido em Buenos Aires, Caffarelli é o primeiro matemático sul-americano laureado pela premiação, criada em 2002, em homenagem ao matemático norueguês Niels Henrik Abel (1802-1829). O prêmio é um reconhecimento da Academia Norueguesa de Ciências e Letras aos matemáticos que deram contribuições de extraordinária profundidade e influência à área.

“Nenhum outro matemático vivo contribuiu mais para a compreensão das EDPs [equações diferenciais] do que o argentino-americano Luis A. Caffarelli. Ele introduziu novas técnicas engenhosas, mostrou uma visão geométrica brilhante e produziu muitos resultados seminais”, ressaltou a Academia.

Leia mais: Folha: Qual a soma dos inversos dos quadrados dos inteiros?
‘Matemática está presente no nosso cotidiano’, diz Viana
Imprensa destaca esforço de alunos por ouro na OBMEP

Caffarelli tornou-se pesquisador honorário do IMPA em 2016 e teve diversas passagens pelo instituto. Em 2015, Caffarelli foi professor da disciplina “Free Boundary Problems: Common Aspects and Methods” durante a Escola de Altos Estudos – uma iniciativa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para fomentar a cooperação acadêmica e intercâmbio internacional em programas de pós-graduação. 

O matemático também marcou presença em eventos como o Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM) e a  Conferência Internacional “IMPA 60 anos”. No Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), em 2018, realizado pelo IMPA no Rio de Janeiro, Caffarelli fez uma palestra sobre as contribuições do vencedor da Medalha Fields Alessio Figalli.

“Luís Cafarelli é um matemático de primeiríssima linha, com inúmeras contribuições fundamentais à teoria das equações diferenciais parciais. A par de sua colaboração com o IMPA, também contribuiu para o desenvolvimento da área no Brasil por meio da formação de excelentes jovens pesquisadores”, destacou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. 

Veja aqui a reação de Caffarelli ao anúncio da premiação!

Autor de 320 artigos, o pesquisador já co-escreveu trabalhos com mais de 130 colaboradores. Os artigos do argentino somam 19 mil citações. Ele ainda orientou mais de 30 doutorandos. O matemático integra a Academia Nacional de Ciências dos EUA desde 1991, é membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências, e membro de várias outras academias científicas. 

Ele também já foi agraciado com o Rolf Schock Prize de 2005; o Steele Prize dor Lifetime Achievement da American Mathematical Society de 2009;  o Wolf Prize de 2012, a Solomon Lefschetz Medal de 2013 e o Shaw Prize de 2018.

Leia mais: Exposição relembra trajetória de Maryam Mirzakhani