Navegar

15/09/2021

'Como preparar uma palestra?' é tema de live do INCTMat e SBM

A 5ª mesa redonda da série “Matemática como profissão” é sobre a preparação de palestras. A atividade acontece em 29 de setembro, às 17h15, e é uma realização do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e apoio do IMPA. O encontro será transmitido pelo Zoom e ficará disponível no canal de YouTube da SBM. Dúvidas sobre inscrições podem ser enviadas para inctmat@impa.br.

A série “Matemática como Profissão” tem como objetivo proporcionar atividades de desenvolvimento profissional dedicadas à comunidade matemática. Nesta edição, a 5ª mesa redonda conta com apresentação dos pesquisadores Ana Silva, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ederson Moreira dos Santos, do  Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e Vinicius Ramos, do IMPA. Já a mediação está a cargo de Keti Tenenblat, da Universidade de Brasília.

Leia mais: IMPA seleciona profissional programador em JAVA
Projeto desenvolvido pelo IMPA é destaque na Folha de S.Paulo
Na Folha, os símbolos matemáticos e seus mistérios

Nesta mesa redonda discutiremos como preparar palestras e fazer as apresentações de forma eficiente e atrativa. Nesta mesa, três matemáticos vão compartilhar suas experiências e refletir sobre o processo de preparação e, certamente, dar algumas dicas e conselhos”, afirma Lorenzo Díaz, vice-coordenador do INCTMat.

Díaz ainda afirma que as palestras e seminários são uma das principais formas dos matemáticos se comunicarem com a comunidade científica para discutir e divulgar seus resultados. “Por isso, é muito importante ministrar as palestras de forma eficiente. Uma boa palestra pode abrir muitas portas. Na minha experiência, palestras foram o ponto de partida de colaborações científicas. Cada palestra é, de certa forma, única, pois deve se adaptar ao público alvo e aos objetivos específicos”, completa o vice-coordenador. 

A atividade conjunta do INCTMat com a SBM oferece uma oportunidade de somar esforços e dar sequência à série de atividades sobre o desenvolvimento profissional iniciada em 6 de novembro de 2020, quando o primeiro encontro tratou da elaboração de projetos de pesquisa. Outras mesas redondas trataram da avaliação de projetos de pesquisa, do impacto da pandemia da Covid-19 na vida dos cientistas brasileiros e da elaboração de artigos científicos. Algumas conversas estão disponíveis no canal de YouTube do INCTMat.

O presidente da SBM Paolo Piccione (USP) afirma que nas mesas redondas o(a)s participantes discutem diversos aspectos da vida matemática e atividades de desenvolvimento profissional na área. “Há uma passagem crítica, e extremamente importante, no processo durante o qual um(a) recém doutor(a) se torna um(a) pesquisador(a) profissional. O objetivo destas mesas é o de colocar a bagagem de colegas mais experientes à disposição dos mais jovens, e isto será realizado discutindo e apresentando reflexões sobre diversos aspectos da vida matemática que muitas vezes não são abordados durante a formação acadêmica”, declara. 

Piccione também explica que o público-alvo da atividade são os estudantes de graduação e pós-graduação e jovens pesquisadores, mas as mesas estão abertas a toda a comunidade matemática “ Os tópicos de discussão previstos na série de mesas redondas incluem temas como elaboração de projetos e de pareceres, organização de eventos, boas práticas acadêmicas, e docência, dentre outros”, pontua. 

O INCTMat promove a consolidação da matemática brasileira tanto em centros já estabelecidos quanto nos mais recentes que se espalham pelo Brasil. A organização é coordenada por Jacob Palis (IMPA) e pelo vice-coordenador Lorenzo Diaz (Puc-Rio), e mantém grupos de pesquisa em 21 centros de desenvolvimento com o intuito de expandir as fronteiras na pesquisa científica, incentivando a formação de novos matemáticos.

A SBM tem por principais finalidades congregar os matemáticos e professores de matemática do Brasil, estimular a realização e divulgação de pesquisa de alto nível e contribuir para a melhoria do ensino da disciplina em todos os níveis. Atividades de desenvolvimento profissional e acadêmico visam o desenvolvimento nacional da área de matemática. A organização é coordenada pelo presidente Paolo Piccione (USP) e pela vice-presidente Jaqueline Godoy Mesquita (UNB).

As inscrições e distribuição de senha para a mesa redonda são feitas através do site do INCTMat. Para participação pela plataforma Zoom, basta inscrever-se neste link. 

Leia também: Emma Raducanu: campeã do US Open e nota 10 em matemática
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Renato da Silva