Navegar

06/08/2018

Birkar apresenta a classificação de variedades algébricas

Em sua primeira palestra no Congresso Internacional de Matemáticos, o medalhista Fields Caucher Birkar falou sobre a classificação de variedades algébricas, tema das pesquisas agraciadas com o prêmio.

Variedades algébricas são conjuntos de soluções de um sistema de equações polinomiais. Birkar tem especial interesse nas variedades de Fano e no programa de modelo mínimo, um processo para encontrar os espaços mais simples abrangidos pelas variedades. Sua descoberta foi que elas podem ser definidas por um número finito de parâmetros.

Leia também: Voluntariado dentro e fora do Riocentro
Em sessão de autógrafos, Venkatesh encontra fãs
Quando a Matemática se une às Ciências Humanas

Durante a palestra, Birkar fez um panorama histórico das pesquisas que apontam casos da conjectura principal, começando por Riemann, no século 19 (dimensão 1) até pesquisas da última década, que tratam de dimensões maiores do que 4. Ele enumerou oito tópicos diferentes da matemática envolvidos no tratamento da problema.

Birkar foi apresentado por Jungkai Alfred Chen, da Universidade Nacional de Taiwan, seu coautor num artigo de 2013. Birkar passou um período pesquisando no centro de matemática da universidade e lá desenvolveu parte da pesquisa que garantiu a Medalha Fields . 

“Tem uma história muito inspiradora, especialmente para jovens que estão num lugar difícil ou numa situação complicada”, afirmou Chen.

Birkar nasceu em 1978 na fronteira entre Irã e Iraque, palco de uma guerra de oito anos que começou quando o matemático mal sabia caminhar e forçou a sua família a se refugiar. Filho de agricultores curdos, começou a aprender matemática com seu irmão.