Navegar

8 de novembro de 2019, 13:39h

Brasil é ouro na Olimpíada de Países de Língua Portuguesa

Equipe brasileira na premiação

A equipe brasileira obteve a melhor pontuação entre quatro países na Olimpíada de Matemática de Países da Língua Portuguesa (OMCPLP), realizada esta semana em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro. 

Dois estudantes brasileiros conquistaram a medalha de ouro, Rodrigo Salgado Domingo Porto, do Rio de Janeiro (RJ) e Pedro de Oliveira Lengruber Lack, de Nova Friburgo (RJ), e receberam as condecorações na noite de premiação, nesta quinta-feira (07). O time do Brasil, liderado pelos professores Fabio Brochero Martínez (MG) e Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP), levou também duas medalhas de prata. Davi Gabriel Bandeira e Caio Hermano Maia, de Fortaleza (CE), ao lado dos portugueses Pedro Alves Antunes e Leandro Marques Tavares.

Leia também: Fórum de Jovens Cientistas dos BRICS acontece no IMPA
Artur Avila é o homenageado do 2019 Fields Medal Symposium
O ponto de vista bayesiano na inteligência artificial

Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Olimpíada contou ainda com alunos de Cabo Verde e de Moçambique. Na competição, estudantes de até 18 anos dos quatro países tinham de resolver seis problemas, nos dias 5 e 6 de novembro.

Em vídeo exibido aos alunos, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, que estava no Canadá, agradeceu o empenho dos organizadores e parabenizou os competidores. Além dele, se apresentaram ao público o professor Diego Eloi Misquita, do Instituto Federal do Ceará e integrante da 9a OMCPLP, o cônsul-geral da República de Cabo Verde,  Pedro Antônio dos Santos, professores brasileiros e o professor português, Daniel Marques Pinto. 

A OMCPLP acontece desde 2011 e busca estimular o estudo da Matemática e a pesquisa científica entre países de língua portuguesa. O Brasil participou de todas as edições e sediou pela terceira vez a competição – antes em Salvador (BA) e Fortaleza (CE). O time nacional já acumula 36 medalhas. 

Equipe portuguesa também esteve na OMCPLP