Navegar

16/01/2019

Avila dá palestra nesta quarta em homenagem a Jean Bourgain

O pesquisador extraordinário do IMPA, Artur Avila, Medalha Fields em 2014, dá nesta quarta-feira (16), às 17 horas, no Auditório Ricardo Mañe, no IMPA, uma palestra em homenagem ao matemático Jean Bourgain. Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IAS, na sigla em inglês), o belga faleceu dezembro do ano passado, aos 64 anos.

Na palestra, Avila irá detalhar o grande impacto do trabalho de Bourgain em diversas áreas da matemática, em especial, a pesquisa com operadores de Schrödinger quase-periódicos. O brasileiro também fez importantes contribuições na área ao estudar a evolução dos estados quânticos em sistemas físicos regidos por esses operadores.

Em 2014, Avila falou sobre o trabalho de Bougain em entrevista publicada na newsletter oficial do ICM 2014, em Seoul.

 “O trabalho dele é muito inspirador. Com certeza, fui atraído para essa particular área estudando os papers dele. Mostram um tipo de mapa que eu não havia visto antes. Fui atraído pelo estilo de matemática dele. Ao mesmo tempo, foi muito arriscado trabalhar na mesma área em que Jean Bourgain, mas de alguma forma eu consegui encontrar o meu lugar”, declarou à época.

Leia também: IMPA realiza conferência inédita sobre Live Coding
Descoberto número primo com quase 25 milhões de dígitos
Brasileiros estão entre finalistas do Global Teacher Prize 2019