Navegar

20/05/2024

Alunos do IMPA Tech fazem visita guiada ao PlanetáRio

Os alunos do IMPA Tech, acompanhados do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, fizeram uma visita guiada ao PlanetáRio (Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro), no sábado (18). O espaço abriga a cúpula Carl Sagan, a maior da América Latina, onde os universitários tiveram uma experiência imersiva de observação do céu. Com sessões audiovisuais e projeções no teto, foi possível identificar constelações e suas estrelas.

Localizado na Gávea, o Planetário do Rio também abriga o Museu do Universo, espaço com diversos experimentos interativos e exposições, como a Nave Escola, onde foi possível conhecer curiosidades sobre a formação do universo e dos planetas da Via Láctea, como o Planeta Terra. 

Viana explicou que a visita marcou o início de uma série de atividades complementares que serão trabalhadas durante a graduação. “No IMPA Tech queremos dar uma formação ampla e abrangente aos nossos estudantes, indo muito além da matemática e do conteúdo pragmático. Uma visita como essa faz parte dessa complementação de formação, e será certamente seguida de outras atividades, de modo que, ao final da graduação, os jovens tenham uma formação cidadã, completa e aprofundada”, afirmou.

Leia mais: Inscrições abertas para o 7º Prêmio IMPA de Jornalismo
IMPA, SBM e MCTI lançam prêmio ‘Elas na Matemática’
Economista da Petrobras conclui doutorado no IMPA

A excursão também marcou a primeira atividade da parceria firmada entre o IMPA e o PlanetáRio. “É uma iniciativa muito boa para as duas instituições porque através da cooperação conseguimos permitir novas oportunidades e aplicações interativas. Acredito que os estudantes tenham aproveitado, principalmente porque temos pessoas de todo o país reunidos no maior planetário da América Latina”, disse Renan Uccelli, presidente da Fundação. 

Os alunos puderam observar na prática alguns conceitos que também são trabalhados na graduação, como compartilhou Gileade Coimbra, de Belo Horizonte (MG). “A experiência foi fantástica, aprendi uma série de coisas! É muito interessante como a astronomia é uma área de conhecimento transdisciplinar. Vimos aqui conceitos de física que estamos trabalhando nas aulas de Introdução a Laboratório, e assuntos que estão ligados ao nosso trabalho de Habilidades Linguísticas. A visita trouxe conceitos e provocações que vão agregar na minha formação.” 

Gabrielly Rocha, de São José dos Campos (SP), já era interessada por astronomia e astronáutica antes da visita, mas se surpreendeu com a experiência. “Eu estudo olimpicamente astronomia há algum tempo e, mesmo assim, fui surpreendida por algumas curiosidades. Acho que visitas de divulgação científica como essa são muito importantes, porque mesmo que elas não passem a informação completa, elas despertam a curiosidade para correr atrás dela. E é isso que precisamos no meio acadêmico: vontade, esperança e confiança no aprender”, afirmou.

Já Bianca Moreno, de Fortaleza (CE), não tinha muita afinidade pela área, mas achou a experiência agregadora. “O passeio foi muito divertido! Foi interessante poder aprender mais curiosidades sobre o universo. Acho que todo tipo de conhecimento é bom! Saber sobre novas áreas, mesmo que não seja aquela que desejo atuar no futuro, agrega na nossa formação”, disse a estudante.

Leia também: Folha: ‘Liu Hui foi o pioneiro da matemática chinesa’
‘Motivador’, dizem participantes do 4º Mulheres Matemáticas