Navegar

14/01/2022

A matemática feita no IMPA tem impacto concreto na sociedade

Um dos principais projetos desenvolvidos pelo Centro de Projetos e Inovação IMPA (Centro Pi) foi tema da palestra “Quantificando a Incerteza de Métodos de Inteligência Artificial e suas Aplicações na Saúde”, apresentada pelo pesquisador Paulo Orenstein na Rio Innovation Week. A feira de inovação e tecnologia é a maior da América Latina e acontece até o dia 16 de janeiro no Jockey Club, na Gávea.

O matemático falou sobre a parceria do Centro Pi com a gigante da medicina diagnóstica DASA, que criou um algoritmo capaz de estimar com grande precisão o volume de líquido amniótico no útero de gestantes através da leitura de imagens 3D de ressonância magnética. Com taxa de 93% de acertos quando comparada com médicos, a tecnologia pode ajudar na identificação de patologias e reduzir riscos na gravidez, especialmente em locais remotos do país, que não contam com especialistas.

“Uma feira como essa é uma oportunidade muito bacana de conseguirmos mostrar o impacto concreto que a matemática que a gente tem feito no IMPA pode trazer para a sociedade, para os governos, para as empresas e para a indústria. Nesse caso em particular, é muito legal pegar um tema tão sensível e importante como saúde, em particular a tecnologia na saúde, e poder mostrar que muitas das pesquisas que são feitas nos corredores do IMPA são fundamentais, não só para melhorar esses algoritmos, mas trazê-los mais perto de serem usados na prática. Em geral, a matemática é vista como algo muito teórico, então, para mim, é muito importante usar toda a oportunidade que a gente tem para transformar o mundo na prática”, afirmou Orenstein.

Além de Orenstein, o projeto com a Dasa contou com a colaboração do pesquisador do IMPA Roberto Imbuzeiro, do tecnologista Roberto Beauclair e dos alunos Daniel Csillag, Lucas Monteiro, Thiago Ramos, João Vitor Romano e Rodrigo Schuller. O trabalho foi tema de reportagens em veículos como a Folha de S. Paulo, CNN Brasil e Agência Brasil.

Pesquisadores Paulo Orenstein e Roberto Imbuzeiro

O IMPA está presente durante toda a Rio Innovation Week com um stand no espaço Vila da Ciência, dedicado a institutos voltados à pesquisa científica. No local, o público tem mais informações sobre os projetos desenvolvidos no IMPA, especialmente no Centro Pi. 

Stand do IMPA sobre o Centro Pi

Com programação até o próximo domingo (16), a Rio Innovation Week tem o objetivo de promover a integração entre investidores, empreendedores, executivos, representantes do governo e profissionais do futuro, além de transformar o Estado do Rio em referência em inovação e tecnologia e impulsionar novos negócios e oportunidades em diversos setores.

Ao todo, 500 palestrantes participam do evento com discussões sobre turismo, negócios, saúde, startups, agronegócio, sustentabilidade e marketing. Entre eles, estão nomes como Richard Branson, fundador do grupo Virgin, e Steve Wozniak, cofundador da Apple. Além das discussões, o evento vai reunir ainda 1.000 startups e 190 expositores.