PROLÍMPICO - Janeiro de 2020

Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos

IMPA, Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 2020

 

Coordenador do programa: Krerley Oliveira

O Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos – PROLÍMPICO visa oferecer treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil, abordando assuntos relativos às olimpíadas de matemática do ensino básico.

O programa será realizado durante quatro dias em tempo integral, das 9 às 17 horas, de modo independente nos meses de Janeiro e Julho, durante o recesso escolar.

 

Detalhamento do programa

  • Organização do Curso
    O programa será realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das olimpíadas de matemática do Ensino Básico. Cada módulo será voltado para professores do Fundamental I (3o ao 5o ano) e Ensino Fundamental II e Médio (6o ano do Fundamental II ao 3o ano Médio). Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em Janeiro e Julho.
  • Desenvolvimento do treinamento
    Cada um dos grupos a serem treinados terão 100 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 30 a 40 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.
  • Local de realização
    Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente.

 

Programação do PROLÍMPICO

Material Didático

Vídeos das aulas

Instituições participantes atuais

 

Inscrições:

Professores residentes e atuantes no estado do Rio de Janeiro que desejam fazer o curso no IMPA clique aqui

Período de inscrições: 10 de dezembro de 2019 a 17 de janeiro de 2020

Os resultados serão enviados por e-mail cerca de uma semana antes do início do curso

Professores de outros estados deverão consultar nesta página os coordenadores nos seus estados de atuação para saber como inscrever-se.