Tópicos em Desenho de Ilustrações Vetoriais em Paralelo

Pré-requisito: Computação Gráfica 2D

Neste curso estudaremos a implementação de um sistema para desenho de ilustrações vetoriais que divide o trabalho em duas etapas: a divisão da entrada em lajotas, e o desenho o conteúdo de cada lajotas. Na primeira etapa, o paralelismo será no nível dos segmentos da entrada. Na segunda etapa, será no nível dos pixels da saída. Além disso, estudaremos a viabilidade de incluir diversos recursos que não costumam estar disponíveis em sistemas convencionais, como efeitos de borramento estocástico no espaço da imagem, grupos de transparência estocásticos, recorte de formas arbitrárias com precisão no nível da amostra, transformações projetivas e anti-aliasing generalizado.

Referências:
Nehab, D.; Hoppe, H. “Random-access rendering of general vector graphics”, ACM Transactions on Graphics (Proceedings of the ACM SIGGRAPH Asia 2008), 27(5):135, 2008.
Nehab, D.; Hoppe, H. “A fresh look at generalized sampling”, Foundations and Trends in Computer Graphics and Vision, 8(1):1–84, 2014.
Ganacim, F.; Lima, R. S.; de Figueiredo, L. H.; Nehab, D. “Massively-parallel vector graphics”, ACM Transactions on Graphics (Proceedings of the ACM SIGGRAPH Asia 2014), 33(6):229, 2014.
Loop, C.; Blinn, J. F. “ Resolution independent curve rendering using programmable graphics hardware ”, ACM Transactions on Graphics (Proceedings of the ACM SIGGRAPH 2005), 24(3):1000–1009, 2005.
Kilgard, M. J.; Bolz, J. “GPU-accelerated path rendering”, ACM Transactions on Graphics (Proceedings of the ACM SIGGRAPH Asia 2012), 31(6):172, 2012
Li, R.;  Hou, Q. Zhou, K. “Efficient GPU Path Rendering Using Scanline Rasterization”,   ACM Transactions on Graphics (Proceedings of the ACM SIGGRAPH Asia 2016), 35(6):228, 2016.