Janeiro de 2017

Programa
de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

IMPA, Rio de Janeiro, 23 a 27 de janeiro de 2017.

      1. Preliminares

        Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Ultimamente, este programa tem recebido apoio para sua realização da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

        Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.

        A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou da primeira fase do programa, realizada no período 1990-1993, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:

        Em outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – vol. 1, vol. 2 e vol. 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.

      2. Detalhamento do programa
        • Organização do Curso

          O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho.

        • Desenvolvimento do treinamento

          O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.

      3. Local de realização

        Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da RNP. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente.

        Atualmente, as instituições participantes são as seguintes:

      4. Equipe

        A equipe responsável pela preparação e aplicação dos módulos que constituem este projeto é formada por:

        • Eduardo Wagner (coordenador)
        • Paulo Cezar Pinto Carvalho
        • Maria Celano Maia (Coordenadora administrativa)
        • Priscilla Fernandes Pomateli (secretária)
        • Dion Villar Visgueiro(técnico de multimídia)
        • Anderson Fonseca da Silva Bispo (técnico de multimídia)
        • Leonardo Ferreira da Silva (técnico de multimídia)
        • Diego dos Santos Souza (técnico de multimídia)

        Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática, as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais ), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação deste programa.

      5. Programação

        Para este módulo, além de temas do livro A Matemática do Ensino Médio, Volume 2 serão abordados outros temas.
        Os temas selecionados foram:

        Programação da Semana

        Exercícios e Soluções

        Avaliação e Soluções

      6. Inscrições:

        Nesta página, somente para professores residentes e atuantes no estado do Rio de Janeiro que desejam fazer o curso no IMPA.

        Professores de outros estados deverão consultar os coordenadores nos seus estados de atuação para saber como inscrever-se.

      7. Programas Anteriores