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03/09/2024

Participantes do PAPMEM são premiados em olimpíada

Dos dez medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), sete são participantes assíduos do PAPMEM (Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio). Um dos premiados é Roberto Peregrina, que nos últimos cinco anos participou de todas as edições do programa. O docente destaca como o curso, oferecido pelo IMPA, tem contribuído para aprimorar seu desempenho em sala de aula.

“Muito dos conteúdos e ideias enriquecedoras foram permitidas pelo PAPMEM. O programa de aperfeiçoamento permitiu com que aulas, modelos, ideias e exercícios fossem aplicados em sala ou adaptados para que em diferentes realidades que leciono, o processo de ensino e aprendizado fossem alcançados”, disse o professor. Peregrina trabalha em sala de aula com metodologia de resolução de problemas olímpicos. 

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Professor há 11 anos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, o matemático avalia que a medalha de ouro na OPMbr foi um reconhecimento do seu trabalho. “É uma coroação do que é feito em sala de aula. Através dela consegui identificar que há frutos e que a metodologia adotada é eficaz”. 

Criada no ano passado por um grupo de engenheiros do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), a OPMbr tem como objetivo selecionar docentes que apreciem o ensino da disciplina e consigam garantir aos estudantes bom desempenho em olimpíadas científicas de matemática. Como parte da premiação, em setembro, os professores que se destacaram viajam para China para participar de um intercâmbio internacional de capacitação técnica e cultural na Universidade Normal de Xangai.

Para Peregrina, a viagem será uma oportunidade de conhecer o sistema de ensino chinês e trazer experiências positivas para a sala de aula. “Espero conhecer a aplicabilidade da metodologia chinesa e o material, que parece bem rico. É claro que vou tentar, apesar de não ser o foco do programa, ter contato com o treinamento olímpico do país, que garante aos estudantes os resultados de excelência que observamos”. 

Sobre o PAPMEM

Com o objetivo de oferecer uma formação qualificada para professores de matemática, o IMPA oferece duas vezes por ano o PAPMEM (Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio). A iniciativa é aberta para todos os docentes da rede pública e privada ou para graduandos de qualquer área e conta com a participação de instituições e professores de todas as unidades federativas do Brasil.  

Com aulas transmitidas através do YouTube do IMPA, o programa cresce a cada ano. Em 2024, as duas edições do PAPMEM reuniram 4.818 participantes. Além de proporcionar o aperfeiçoamento de conteúdo, o curso promove discussões de formas modernas e eficientes de ensinar e avaliar, mostra a utilização da tecnologia no ensino e estimula o aprendizado de novos temas e atualização de antigos assuntos.

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