Navegar

21/08/2024

Viana é o novo titular da Cátedra Otavio Frias Filho na USP

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, é o novo titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada em 2021 pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em parceria com a Folha. A cátedra foi lançada como parte das comemorações pelos 100 anos da Folha e homenageia o jornalista Otavio Frias Filho (1957-2018), que dirigiu a redação do jornal até sua morte

Viana será o responsável pela organização de palestras  da cátedra, que terá como tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento”. Ele ajudará ainda a organizar um livro com artigos de pesquisadores selecionados. 

Leia mais: ‘As olimpíadas de matemática me levaram até o IMPA’, diz Avila
Workshop EDP não linear: um evento de gerações
Centro Pi seleciona bolsista de pós-doutorado

À Folha, Viana disse que ficou honrado com o convite. “Vi a oportunidade de chegar a um público diferente daquele que alcanço”, afirmou ao jornal. “Minha ideia é trabalhar a cadeia entre pesquisa e a aplicação dela na prática, não só nos processos produtivos, mas também na administração pública. Inevitavelmente, vou dar ênfase maior à matemática, pelo meu viés pessoal, mas a intenção é trabalhar as formas de transferência do conhecimento”, concluiu. Leia aqui a reportagem completa. 

Autor do livro recém-lançado “Histórias da Matemática – Da contagem nos dedos à Inteligência Artificial”, Viana é ganhador do Grande Prêmio Científico Louis D., uma das principais honrarias da ciência, que reconheceu avanços feitos por ele na área de sistemas dinâmicos. O diretor-geral do IMPA é ainda colunista da Folha de S.Paulo, espaço que usa para desmistificar a matemática para o público-geral. 

Para a Folha de S.Paulo, o professor André Chaves de Melo, coordenador acadêmico da cátedra, disse que a atuação de Viana na comunicação foi um dos fatores que influenciaram a escolha para ser o novo titular da cátedra. “Além de ser um grande matemático, ele é um desses cientistas que percebem a ciência não como algo isolado, mas algo com relação com o bem-estar social e a melhora da sociedade, algo que precisa estar perto da população e se fazer compreender”, afirmou Melo. 

Segundo o diretor de redação da Folha, Sérgio Dávila, “Marcelo é um matemático brilhante, um gestor competente e criativo no Impa e um colunista que em seus textos consegue transmitir para milhões de leitores não familiarizados o encantamento que move essa disciplina milenar”.

Viana sucede a bióloga e neurocientista Suzana Herculano-Houzel, professora associada da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, e também colunista do jornal. Com a cientista à frente, a cátedra teve o tema “Ciência, Comunicação e Futuro”.

Leia também: Viana debate tecnologia e inovação no Rio Innovation
Cabo Frio (RJ) recebe Escola de Geometria Algébrica