Workshop Multidisciplinar

Desenvolvimento de Métodos Epidemiológicos para a Avaliação de Instrumentos de Controle de Doenças Infecciosas

Claudio José Struchiner
Epidemiologia – FioCruz
às 11 horas

Resumo: A disponibilidade de Instrumentos de Intervenção desenvolvidos pelos recentes avanços em biotecnologia não são suficientes para o controle efetivo de doenças endêmicas. Mecanismos relacionados com a dinâmica populacional da doença e a biologia do parasitismo também exercem um importante papel na determinação do sucesso destas estratégias de controle. O objetivo da pesquisa é desenvolver desenhos de estudos epidemiológicos, métodos eficientes de coleta de dados, indicadores de morbidade e medidas de associação estatística que possibilitem o acompanhamento dos programas de controle de doenças.

 

Perspectivas em Modelagem Neuromorfica e Biológica 

Luciano da Fontoura Costa
Neurociência – IFSC
às 13h 15min

Resumo: Serão apresentadas e discutidas as perspectivas para aplicação de análise e modelagem matemática nas áreas de Neurociências, com ênfase a estruturas celulares e modulares, e em Biologia Matemática, com ênfase em Bioinformática. Alguns dos principais problemas e respectivos métodos matemáticos potencialmente relevantes serão também apresentados.

 

Avaliação da Estabilidade de Tensão em Sistemas de Energia Elétrica 

Maria Helena Murta e Anderson Neves Cortez
Engenharia Elétrica – UFMG
às 14h 30min

Resumo: Os estudos relativos à Estabilidade de Tensão dos Sistemas de Energia Elétrica constituem-se em tema de destaque na área da Engenharia Elétrica. Os resultados de tais estudos têm influência significativa nos processos de tomada de decisão envolvidos com os sistemas elétricos. Apesar desta importância, há diversos questionamentos relativos à maneira de se avaliar o problema, fato que tem limitado a aplicação prática de modelagens disponíveis. Nesta palestra, pretende-se abordar as características relacionadas à Estabilidade de Tensão, incluindo a apresentação de seus objetivos, aplicações, formulação matemática e a forma como esta tem sido tratada pelos engenheiros e pesquisadores da área. A apresentação visa dar início à discussão sobre o tema, mais especificamente sob o ponto de vista matemático, na busca de se ultrapassar os obstáculos que se apresentam.

 

Modelagem Matemática em Biologia Molecular 

Júnior Barrera
Ciências da Computação – USP
às 15h 45min

Resumo: A Biologia Molecular é a base para abordar diversos problemas de interesse social e econômico: acelerar e aumentar a precisão de diagnóstico de câncer, análise de efeito de drogas em doenças como AIDS e malária, projeto de drogas, melhoria de espécies animais e vegetais. A solução desses problemas requer a criação de modelos matemáticos a partir de conhecimento qualitativo, dados experimentais (sequências de nucleotídeos e proteínas, estrutura de proteínas, cadeias metabólicas, dados clínicos) e intuição dos projetistas, normalmente equipes formadas por biólogos e matemáticos.

O desenvolvimento desses modelos depende de técnicas de clustering, reconhecimento estatístico de padrões, projeto estatístico de filtros e identificação de sistemas dinãmicos. A formalização dessas técnicas requer uma interseção de conhecimentos das áreas de otimização (contínua e combinatória), estimação estatística e álgebra. Essas técnicas são, em geral, implementadas em arquiteturas de alto desempenho e aplicadas sobre banco de dados heterogêneos. Essa mesma tecnologia é também usualmente aplicada a várias outras áreas do conhecimento tais como vídeo digital, finanças, processamento de imagens, controle fiscal e gerenciamento econômico.

 

Formação de estruturas no espaço e no tempo: uma interface entre a Matemática e a Química 

Fernando Galembeck
Química – UNICAMP
às 17 horas

As moléculas são o principal objeto de atenção da Química, que trata da sua formação, transformações, detecção, propriedades e funções. Aos químicos interessa a construção da matéria macroscópica desde a escala molecular, e para isso consideraram o comportamento das moléculas em situações muito dinâmicas e complexas. Durante a maior parte do século 20, a relação estrutura e função de moléculas foi considerada de forma estática, predominantemente. Isso é demonstrado pela importância de Linus Pauling e da cristalografia de raios-X, durante todo o século. Já nas últimas décadas cresceu a atenção dedicada à dinâmica da formação de estruturas e as suas propriedades. Contribuições de matemáticos a estes problemas já vem de longa data, e os nomes de Volterra e Turing são familiares aos químicos, pelas respectivas contribuições ao estudo de auto-catálise e aos anéis de Liesegang e reações-relógio.

Hoje há um grande número de problemas que requerem modelagem e oferecem oportunidades de colaboração entre químicos e matemáticos, em várias áreas: auto-organização, estruturas formadas em condições de não-equilíbrio, estrutura molecular. Também há um grande número de problemas comuns a outras áreas (por exemplo, de reconhecimento de padrões, otimização de processos e produtos), com peculiaridades importantes e que formam uma disciplina recente, a Quimiometria. Alguns destes problemas serão relatados