Dinâmica dos Fluidos
Dinâmica dos Fluidos é uma área de pesquisa que iniciou há muito tempo, junto com Cálculo. Nela confluem técnicas de Análise Matemática — como Métodos Assintóticos, Teoria da Aproximação, Teoria da Lei de Conservação e de Equações de Reação-Difusão — e de Sistemas Dinâmicos, como Teoria de Bifurcações, entre outras.
Devido à sua relevância tecnológica e à grande gama de problemas matemáticos interessantes que origina, continua sendo uma das áreas mais importantes de Equações Diferenciais Parciais. De fato, a construção dos primeiros computadores ocorreu durante a segunda Guerra mundial com a finalidade de decodificar informação encriptada. Logo se viu que teria aplicações bem amplas, a primeira preconizada com caráter não militar foi a previsão de tempo por computador.
A partir de 1987, estabeleceu-se no IMPA um pequeno grupo de pesquisa em Dinâmica dos Fluidos com ênfase em aplicações úteis ao país que se tornou o principal em pesquisa nesta área com ênfase matemática.
As principais aplicações são:
- Recuperação de Petróleo;
- Previsão Numérica de Tempo;
- Propagação de Ondas em Meios Heterogêneos;
- Turbulência em Líquidos.
Mais detalhadamente, o grupo tem trabalhado em: Escoamento em Reservatórios Petrolíferos, Meteorologia, Propagação de Ondas Costeiras e Ondas Acústicas em meios heterogêneos, Análise Numérica, Decomposição de Domínios e Computação Paralela.
O grupo tem uma rede de colaboradores brasileiros e estrangeiros e suas atividades têm recebido apoio de diversas instituições e de agências financiadoras.