Dinâmica dos Fluidos

Dinâmica dos Fluidos é uma área de pesquisa muito antiga, onde confluem técnicas de Análise Matemática – como Métodos Assintóticos, Teoria da Aproximação, Teoria da Lei de Conservação e de Equações de Reação-Difusão – e de Sistemas Dinâmicos, como Teoria de Bifurcações, entre outras.

Devido à sua relevância tecnológica e à grande gama de problemas matemáticos interessantes que origina, continua sendo uma das áreas mais importantes de Equações Diferenciais Parciais. Nas últimas décadas, tem sido impulsionada pelo uso intensivo de computadores, no qual a Análise Numérica é de grande importância, passando a ser uma área central em Computação Científica.

A partir de 1987, estabeleceu-se no IMPA um pequeno grupo de pesquisa em Dinâmica dos Fluidos, com ênfase em aplicações úteis ao país. As principais são Recuperação de Petróleo; Previsão Numérica de Tempo; Propagação de Ondas em Meios Heterogêneos; e Análise Numérica, em particular, em temas relacionados à Decomposição de Domínios e Computação Paralela. Mais detalhadamente, o grupo tem trabalhado em:

  • Escoamento em Reservatórios Petrolíferos
  • Meteorologia
  • Propagação de Ondas Costeiras e Ondas Acústicas em meios heterogêneos
  • Análise Numérica, Decomposição de Domínios e Computação Paralela

O Laboratório de Dinâmica dos Fluidos Computacional é utilizado para a realização de experimentos computacionais e para aulas práticas. O grupo é formado por uma rede de colaboradores provenientes de instituições brasileiras e estrangeiras e realiza projetos conjuntos. As suas atividades têm recebido apoio de diversas instituições e de agências financiadoras.